PREVENÇÃO

Pluviômetros automáticos passam por manutenção em Canoas

Município possui cinco equipamentos instalados para medir a quantidade e a intensidade das chuvas

Publicado em: 05/01/2023 09:49
Última atualização: 11/01/2024 11:49

Na tarde desta quarta-feira (4), equipe do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), junto da Defesa Civil de Canoas, realizou a manutenção dos equipamentos de monitoramento pluviométrico da cidade.

Os pluviômetros automáticos, que compõem a Rede de Monitoramento Ambiental do Cemaden, foram definidos com o propósito de medir a quantidade e a intensidade das chuvas que possam deflagrar deslizamentos de terra, inundações e enxurradas, em locais estratégicos. Em Canoas, são cinco pluviômetros instalados: nos bairros Rio Branco, Marechal Rondon, Brigadeira, Estância Velha e Mathias Velho.

Para o diretor da Defesa Civil, Daniel Sousa, manter esses equipamentos em bom funcionamento garantem que as respostas a incidentes sejam ainda mais rápidas. "Os pluviômetros nos fornecem informações que nos dão um norte para a prevenção em vista de temporais, permitindo que estejamos preparados e a postos para quando o risco aparecer."

Todos os dados coletados pelos equipamentos da rede são relevantes para o acompanhamento das chuvas, em tempo real, pelos profissionais da Sala de Situação do Centro, que, juntamente com outras informações, auxiliam na análise de cenários de risco de desastres naturais e na decisão pela emissão de diferentes níveis de alerta.

O projeto instalou pluviômetros em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, tendo sido estabelecido parcerias formais com instituições e entidades que abrigaram os equipamentos. As entidades responsáveis pela salvaguarda formam uma rede nacional de colaboração para a redução de riscos de desastres, em conjunto com órgãos governamentais. "As manutenções são de extrema importância para que desastres não venham a acontecer", explica Jeferson de Moura, auxiliar na equipe técnica do Cemaden.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas