abc+

CALORÃO

Piscinas são opção para enfrentar o calor intenso em Canoas

No período de férias, clubes são alternativas para quem ficou na cidade

Taís Forgearini
Publicado em: 12/02/2024 às 16h:34 Última atualização: 12/02/2024 às 16h:36
Publicidade

As piscinas em clubes são uma das principais alternativas utilizadas pelos canoenses no combate ao calor. Na estação mais quente do ano, a aposentada Soilamar Claro Gomes, de 65 anos, e os netos Téo, 7, e Lucas, 9, frequentam diariamente o Clube dos Empregados da Petrobras (Cepe), em Canoas.

Soilamar e os netos Téo e Lucas na piscina do Cepe



Soilamar e os netos Téo e Lucas na piscina do Cepe

Foto: PAULO PIRES/GES

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

“Nas férias escolares, só não vamos às segundas-feiras porque fica fechado para manutenção interna. Nos demais dias de sol e calor, somos presenças confirmadas. Meus netos e eu adoramos uma piscina”, destaca Soilamar.

A canoense possui uma longa relação com o Cepe. “Fui associada por mais de oito anos. Em 2016, meu filho sofreu um acidente de carro, ele ficou paraplégico. Com isso, me mudei para Santa Maria para ficar mais perto dele. Meu marido e eu moramos quatro anos lá. Quando retornamos para Canoas me associei novamente ao clube.”

O espaço familiar e a tranquilidade no clube são citados pela aposentada como características essenciais. “Prefiro piscina, mais que praia. As crianças adoram também. Tem sido um excelente lugar de refúgio”, finaliza.

A piscina do clube é liberada para associados. Cada sócio pode levar até quatro convidados.

“Qualquer pessoa pode se associar. Nossa mensalidade (R$ 159) é familiar, ou seja, ela vale para a pessoa, o cônjuge e os filhos. Não é necessário ser empregado da Petrobras para se tornar sócio do clube”, explica Denise Morato, colaboradora do Cepe Canoas.

Curtindo a água

Carmen Rodrigues Miranda, de 58 anos, mora próximo do limite entre Canoas e Esteio. Ela começou a frequentar a piscina do Cepe há cerca de um mês.

Irmãos gêmeos Giovana e Gabriel curtem uma piscina



Irmãos gêmeos Giovana e Gabriel curtem uma piscina

Foto: PAULO PIRES/GES

“Moro há dez minutos do clube. Tenho frequentado todos os dias com meus dois netos. Eles têm adorado, em especial nesses dias com temperaturas na casa dos 40°C”, destaca a dona de casa.

Os gêmeos Gabriel e Giovana, de 4 anos, acompanham a avó. “É uma opção para quem está na cidade. Um espaço com bastante verde, com boa estrutura. Meus netos aproveitam cada segundo. Além de aliviar o calor, ajuda a gastar a energia das crianças.”

Nos dias de carnaval, Carmen vai passar no clube com a família. “Eles vão abrir nesta segunda-feira de carnaval também”, comemora.

Dicas para enfrentar as altas temperaturas da estação

O Escritório de Resiliência Climática (Eclima) de Canoas dá algumas das dicas para enfrentar a onda de calor:

– Cuidar da hidratação, em especial bebendo muita água, manter o ambiente arejado e ventilado, as medicações em dia (principalmente contra a hipertensão) e uma alimentação leve, evitando frituras;

– Evitar banho quente, pois potencializa o ressecamento da pele, e a prática de exercícios entre 10 e 17 horas;

– Usar soro fisiológico nas narinas e olhos também é importante, mas caso se perceba problemas respiratórios, deve-se buscar ajuda médica.

– Para quem tem animais de estimação, o alerta é nunca os deixar presos dentro do carro, mesmo com os vidros semiabertos, evitar passeios em 10 e 17 horas e verificar sempre a temperatura do chão, assim como diminuir a quantidade de exercícios.

– Efetuar tosas e banhos frequentes e, claro, deixar sempre água fresca disponível. Filhotes e idosos exigem maior atenção nesse período, pois absorvem mais os raios de sol.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade