OBITUÁRIO
Pesquisador da genealogia e da história da imigração alemã morre aos 77 anos
Schmidt era natural de Rolante e atuava como diretor e pesquisador do grupo GenealogiaRS
Última atualização: 05/09/2024 14:48
Morreu, na madrugada desta quinta-feira (5), o diretor e pesquisador do grupo GenealogiaRS Nélio Jair Schmidt, aos 77 anos. Ele era natural de Rolante e atualmente morava em Porto Alegre. Ele deixa a esposa Mônica Rieger e os filhos Ana e Helen (gêmeas), e Henrique. O velório vai ocorrer nesta sexta-feira (6), das 10 às 14 horas, no Cemitério Ecumênico João XXIII – Avenida Natal, 60, capela 7, em Porto Alegre.
Com o GenealogiaRS, Schmidt pesquisava sobre a área da genealogia e a história da imigração alemã, com estudos focados nas famílias teuto-brasileiras. Colaborava com pesquisas, organizava eventos, promovia encontros de pesquisadores, lançamentos de livros e inúmeras atividades que envolviam as temáticas.
CASO ANNA PILAR: O que motivou mãe a matar a filha de 7 anos em Novo Hamburgo
Foi em 14 de maio de 2011, em Novo Hamburgo, que ocorreu o primeiro encontro do grupo que mais tarde se chamaria Genealogia.
Em publicação nas redes sociais, a Federação dos Centros de Cultura Alemã do Brasil (FECCAB) manifestou pesar pela morte do diretor de Schmidt.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
“É com profundo pesar que a FECCAB informa o falecimento de um de seus maiores colaboradores, o Sr. Nélio Jair Schmidt, aos 77 anos, diretor do grupo GenealogiaRS. Ao longo de 13 anos, Nélio dedicou-se de maneira exemplar à genealogia e especialmente à preservação da história teuto-brasileira. Que Deus traga conforto aos corações de seus familiares e amigos”, diz a publicação.
Até a publicação desta reportagem não havia informação sobre a cerimônia de despedida.