abc+

CICLISMO

Pedal do Léo: Mais de 150 pedalam em evento em homenagem a jovem ciclista na região

Esta é a 6ª edição do Pedal do Léo, em homenagem à memória de ciclista que faleceu aos 19 anos

Débora Ertel
Publicado em: 14/09/2024 às 14h:14 Última atualização: 14/09/2024 às 14h:15
Publicidade

Foi em 2018 que Ivoti presenciou a organização do 1º Pedal do Léo, evento que neste sábado (14) chegou a 6ª edição, reunindo mais de 150 ciclistas de toda a região.

O que começou como uma maneira de homenagear Leonardo Luis Schallenberger, ciclista que faleceu de leucemia em 8 de junho daquele ano, agora já entrou no calendário dos apaixonados por pedalar em meio à natureza.

LEIA MAIS: Atleta de Gramado conquista tetra em competição de Snowboard no Chile

Pedal do Léo, em Ivoti, chega a sexta edição  | abc+



Pedal do Léo, em Ivoti, chega a sexta edição

Foto: Débora Ertel/GES-Especial

A mãe de Léo, Adriana Arnecke Schallenberger, 57 anos, lembra que o filho, quando retornava das quimioterapias, mesmo com a saúde debilitada, pedia autorização médica para poder pedalar. “Era o que ele mais gostava de fazer”, conta.

Pela primeira vez, a largada foi em frente ao Casarão de 48 Alta, mas com os trajetos, de 20 e 28 quilômetros, passando pelos locais que o jovem gostava de pedalar.

“Era por onde ele passava. O Confinamento, 48 Baixa, Nova Vila e a Rota do Carvão. Também tem uma trilha que passa por um arroio, que era a preferida do Léo”, descreve Adriana.

CONFIRA: Novo Hamburgo tem sábado de Multivacinação 

Leonardo Schallenberger era praticante do ciclismo | abc+



Leonardo Schallenberger era praticante do ciclismo

Foto: Arquivo pessoal

Além disso, os participantes trouxeram doações de alimentos e produtos de limpeza, que serão entregues ao Hospital São José e à Apae de Ivoti. O gesto de solidariedade também faz menção à memória de Léo, que gostaria de ser lembrado no mundo por suas boas ações.

ENTENDA: SETEMBRO AMARELO: Aliada ou vilã? Estudos desvendam relação entre internet e ideações suicidas

Pedal do Léo, em Ivoti, chega a sexta edição  | abc+



Pedal do Léo, em Ivoti, chega a sexta edição

Foto: Débora Ertel/GES-Especial

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

As amigas Michele Zwetsch, 48, Lúcia Nylant, 55, Marisele Lauck, 46, e Gislaine Pantolfi, 58, vieram de Dois Irmãos para o evento, pedalando logo cedo 15 quilômetros. Elas são do grupo Brothers do Pedal que também promove o seu evento na programação do Natal dos Anjos.

“A gente pedala muito mais pela diversão do que pelo exercício. Pedalar em grupo é muito bom”, explica Michele. Elas adiantam que no próximo fim de semana a quilometragem será maior, pois a meta é ir e voltar da praia de bicicleta, em um percurso de 250 quilômetros.

Amigas participam do Brother do Pedal, de Dois Irmãos | abc+



Amigas participam do Brother do Pedal, de Dois Irmãos

Foto: Débora Ertel/GES-Especial

A história de Léo foi transformada também em um livro, Pedalando junto às estrelas. A família também mobiliza a cidade para campanha para doação de sangue. Em Ivoti, em 2 de setembro, data do aniversário de Léo, é comemorado o Dia Municipal do Doador Voluntário de Sangue. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade