DOCES
PÁSCOA: Saiba quais são os recheios perfeitos para saborear no dia mais doce do ano
Pistache é o queridinho da vez, embora sabores clássicos permaneçam durante a Páscoa
Última atualização: 15/03/2024 08:59
Os dias mais doces do ano estão se aproximando. Tudo porque a Páscoa tem um sabor a mais com a presença do chocolate em diferentes formatos a partir do dia 31 deste mês, quando se comemora a data religiosa. E se você está em dúvida sobre o que adquirir ou preparar em sua casa para deixar o dia de renascimento de uma vida nova, pode acompanhar as dicas de especialistas em doces.
A primeira dica é do chef Cristiano Schuck, parceiro da Ferga na produção de vídeos para as redes sociais. Ele é expert em tendências que possam servir de inspirações para quem está preparando a Páscoa.
No que se trata de sabores, o chef aposta em três. A maxi tendência da Páscoa 2024, destaca, é o pistache. Em segunda posição vem o Franui, a framboesa coberta de chocolate, e em terceiro lugar está o chocolate branco caramelizado.
Os recheios não devem ficar escondidos. "A melhor dica que eu posso dar é fazer a decoração com os ingredientes do recheio e nunca utilizar técnicas que você não domina muito bem. Menos é mais", alerta o chef.
Segundo o chef, os consumidores estão em busca, cada vez mais, de qualidade do que quantidade. "Os sabores da coleção 2024 provam o que estou falando, pois são matérias-primas de alto valor agregado e custo mais elevado", declara, complementando que a prova desse movimento é a grande procura por chocolates importados, como os belgas.
Clássicos
Os clássicos, frisa Schuck, nunca saem de moda. Ele cita o brigadeiro, creme de avelã e brownie, que são sempre boas opções no cardápio. Porém, frisa que, este ano, o pistache não pode faltar de forma alguma.
A confeiteira Paloma da Luz Barbosa, de 26 anos, da Doces da Luz de Novo Hamburgo, aposta nos ovos para comer de colher.
Os ovos são recheados com brigadeiro de leite ninho, brigadeiro branco e ao leite Nestlé, nutella, mousse de morango e kinder bueno, dentre outros sabores. "Utilizo sempre matéria-prima de qualidade", destaca Paloma, que está há cinco anos trabalhando como confeiteira, inspirada pela avó Norsi e a tia Elisângela, mulheres que cresceu vendo preparando doces e tortas.
Formatos
Os ovos de colher são a aposta de Paloma para oferecer um produto diferenciado dos encontrados em mercado. "Normalmente no mercado só encontramos (ovos) com aquela casquinha fininha. Então trouxe essa proposta de ovo de colher que é recheado, pesa mais e o pessoal começou a procurar mais", frisa. Neste ano, ela aposta em quatro modelos de tamanhos de ovos individuais e dois sabores de trio. Há casca de chocolate nobre e casca de brownie.
Quando comprar e produzir
Para grandes produções, Schuck relata que as produções das cascas dos ovos e das barras podem ser confeccionadas até 30 dias antes, desde que bem acondicionadas, embaladas e protegidas da luz e do calor. Já os recheios, por serem menos perecíveis, podem ser feitos com uma semana de antecedência. "É importante guardar na geladeira e no caso dos mais sensíveis, três dias é um bom tempo antes", frisa
Já para quem vai produzir seus próprios chocolates, o chef recomenda reunir a família no feriado da sexta-feira santa. "Convide todos para colocar a mão na massa", arremata.
Paloma diz que as encomendas são maiores geralmente na semana anterior à Páscoa. "Os clientes escolhem os sabores, verificam a agenda e combinam a data da entrega, que ocorre especialmente até um dia antes da Páscoa", salienta.