TRADIÇÃO POPULAR

PÁSCOA: "Percebo que essa tradição não se vê mais nas ruas", diz vendedor às vésperas da colheita de macela

Colheita ocorre a partir das 5 horas na Sexta-Feira Santa

Publicado em: 28/03/2024 10:40
Última atualização: 28/03/2024 10:48

A venda da macela é uma tradição que permanece na Páscoa, mas de uma forma mais tímida. Em Novo Hamburgo, quem quiser adquirir a erva utilizada para chá precisa andar mais para encontrá-la. Na quarta-feira (27) pela manhã, a reportagem percorreu ruas da cidade e encontrou pessoas vendendo do lado de fora do Bourbon Shopping, na Rua Sapiranga e na filial Rissul, do bairro Rincão.


O comerciante Lucas Herman, 30 anos, da Tenda do Barba, conta que tem macela desde o ano passado, colhida em Rolante. Foto: Susi Mello/GES-Especial

O comerciante Lucas Herman, 30 anos, da Tenda do Barba, conta que tem macela desde o ano passado, colhida em Rolante. "Ela ficou bem guardada e desde ontem (terça) coloquei na frente para venda. Mas percebo que essa tradição não se vê mais nas ruas. Não sei o que está acontecendo", declarou Herman, que vende o molho pequeno por 5 reais.


Macela é vendida no Rissul como mostra o gerente Luis Cesar da Silva Foto: Susi Mello/GES-Especial

Segundo a tradição cristã, o orvalho da manhã do dia da morte de Jesus Cristo abençoa a erva. Por isso, a macela, ou marcela, deve ser colhida antes dos primeiros raios de sol tocarem a planta. Em Nova Petrópolis, terá a caminhada da colheita na Sexta-Feira Santa.

A atividade é organizada pela Associação Tchon Ji e integra a programação oficial da Magia da Páscoa, com necessidade de inscrição prévia. A largada será às 5 horas na Sociedade Concórdia de Linha Imperial.

A caminhada terá 11 quilômetros de percurso. A inscrição, a um custo de um quilo de alimento não perecível, deve ser feita pelo link. Mais informações pelo e-mail contato@tchonji.com.br ou WhatsApp (54) 99109-5073, com Valdemar Zummach.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas