abc+

TORNEIO DE XADREZ

Participantes disputam por troféus em Torneio de Xadrez Rápido na região

Torneio reúne competidores de todos os níveis, dos novatos aos mais experientes

Susete Mello
Publicado em: 07/12/2024 às 16h:42
Publicidade

O sábado (7) é de Torneio de Xadrez Rápido Liberato 2024, em Novo Hamburgo. Dos 40 inscritos, 36 participaram da segunda edição concorrendo a troféus e premiação em dinheiro.

Dos 40 inscritos, 36 participaram da segunda edição do Torneio de Xadrez Rápido Liberato 2024 | abc+



Dos 40 inscritos, 36 participaram da segunda edição do Torneio de Xadrez Rápido Liberato 2024

Foto: Susi Mello/GES-Especial

LEIA TAMBÉM: Encontro de robótica reúne projetos de escolas municipais de São Leopoldo

Realizado no módulo esportivo da Fundação Liberato, o xadrez reuniu estudantes de todos os cursos da Fundação Liberato Salzano da Cunha e pessoas da comunidade em geral, desde os que tem mais com mais experiência como os que recém estão iniciando na prática do jogo.

O mestre internacional, o enxadrista Dragan Stamenkovic, esperado pelos participantes, não conseguiu comparecer por questões pessoais.

A coordenadora de esportes da instituição, a professora de educação física Sheila Cristiane Schwendler, destaca que o xadrez está sendo reativado há dois anos.

“O xadrez é uma atividade extra na Fundação. Os alunos praticam entre eles de forma online ou se reúnem às quartas-feiras para treinar”, explica, acrescentando que o xadrez traz visibilidade para a escola e para os alunos participarem de torneio.

CONFIRA: Evento na Ulbra Canoas mistura cavaleiros Jedi, dragões e personagens de animes

O árbitro de xadrez, Guilherme Fortes dos Santos, explica que a modalidade rápida é de 10 a 40 minutos e está entre as três mais tradicionais. As demais são xadrez clássico e blitz.

Fernanda Silver e Gabriel Muller participaram da segunda edição do Torneio de Xadrez Rápido Liberato 2024 | abc+



Fernanda Silver e Gabriel Muller participaram da segunda edição do Torneio de Xadrez Rápido Liberato 2024

Foto: Susi Mello/GES-Especial

Entre os participantes, a estudante Fernanda Silver, de 17 anos, campeã estadual de xadrez no campeonato de Montenegro, que jogou com o estudante Gabriel Muller, 19.

Aluna do 2º ano de Química, ela conta que a paixão pelo xadrez iniciou na Escola Municipal Monteiro Lobato. “Tinha um projeto de contraturno e o professor incentivava muito”, declara a moradora de Novo Hamburgo.

Fernanda mantém a dedicação na Liberato por conta das aulas com o professor de Física, Taylor Barcelos Júnior, que realiza os encontros do clube de xadrez.

Dos 40 inscritos, 36 participaram da segunda edição do Torneio de Xadrez Rápido Liberato 2024  | abc+



Dos 40 inscritos, 36 participaram da segunda edição do Torneio de Xadrez Rápido Liberato 2024

Foto: Susi Mello/GES-Especial

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE FOCADA NAS CIDADES DO JORNAL NH NO WHATSAPP

Antes de iniciar o jogo, os participantes treinam. É o caso dos alunos do 3º ano, Felipe Ertel Becker, 18, e Djordann Mozart Demski Moser, 18. “Eu já jogava quando era criança, mas jogar mesmo foi aqui no Liberato, com incentivo do professor Taylor. Além do mais, a escola tem vários tabuleiros, o ambiente favorece muito”, relata Felipe.

Djordann conta que iniciou a prática do xadrez na infância, mas foi na Liberato, com orientação do professor Taylor, que evoluiu no jogo. “Acho muito bom ter torneio, pois traz pessoas para o xadrez”, arremata Djordann.

*Correção: O xadrez reuniu estudantes de todos os cursos da Fundação Liberato Salzano da Cunha, não apenas os da Eletrotécnica. Corrigido às 16h42.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade