abc+

MAIOR EVENTO CAMPEIRO DO RS

Parque de Exposições Assis Brasil será palco da 34ª edição da Fecars

Neste ano, a 12ª Região Tradicionalista é responsável pela organização da Festa Campeira do Rio Grande do Sul

Taís Forgearini
Publicado em: 11/02/2024 às 12h:26 Última atualização: 11/02/2024 às 16h:19
Publicidade

Pela segunda vez, um município da 12ª Região Tradicionalista vai sediar a Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars). A 34ª edição do maior evento campeiro do Estado será realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, de 20 a 24 de março.

Evento reúne competidores de diversas cidades do RS



Evento reúne competidores de diversas cidades do RS

Foto: Paulo Germano/Divulgação

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

A 12ª região, que abrange os municípios de Canoas, Esteio, Nova Santa Rita, São Leopoldo e Sapucaia do Sul, contará com aproximadamente 40 representantes. A competição anual reúne integrantes das 30 regiões do Estado. São esperados 1,8 mil competidores.

Em 2006, Canoas foi sede da Fecars. A escolha da cidade para realização da festa, promovida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), é feita por meio de sorteio entre todas as regiões. Neste ano, a 12ª região é responsável pela organização do evento gratuito.

“Nos próximos dias vamos definir a programação das provas campeiras e dos shows musicais. Serão várias modalidades competitivas. Esperamos um público de cerca de 30 mil pessoas nos quatro dias”, salienta o diretor campeiro da 12ª Região Tradicionalista, Igor Scherdien.

Modalidades

Tiro de Laço – Individual: Vaqueano, Veterano, Coordenador, Diretor Campeiro, Individual de Cat, Braço de Ouro, Laço Guria, Laço Menina e Braço Diamante. Em equipe: Pai ou Mãe e Filho ou Filha, Irmãos, Peão/Prenda, Prenda, Piá/Menina, Guri/Guria, Rapaz. Patrão/Capataz e Geração (avô, filho, neto).

Tiro de Laço em Vaca Parada – Em equipe: Piazinho, Piazito 2, Bonequinha e Prendinha.

Prova de Rédeas – Masculino Individual: Piá, Guri, Peão e Veterano. – Feminino Individual: Menina, Guria e Prenda.

Prova do Chasque – Masculino/Feminina e Quinteto.

Gineteada – Masculino/Feminina – Individual.

Da 12ª região, somente São Leopoldo não terá representante nesta edição.

Acampamento no parque

As modalidades das provas são divididas em categorias, de acordo com idade, gênero e cargos dentro da estrutura das entidades tradicionalistas, entre outras subdivisões.

“As provas campeiras serão feitas na mesma arena [do Parque Assis Brasil] em que são feitas as finais do Freio de Ouro. Estamos aguardando competidores de quase todos os municípios do Estado. Será uma linda festa”, destaca o diretor campeiro.

Será permitido acampar no parque durante o evento. A divisão dos lotes foi feita por região via sorteio.

Competição e ajuda das prefeituras

Scherdien vai competir em duas provas: Laço Juiz e Laço Campeiro. “Sou credenciado pelo MTG como juiz de provas campeiras, por isso, posso participar da categoria Laço Juiz também”, explica o diretor campeiro.

Além de diretor campeiro, Scherdien é presidente da comissão executiva da 34ª Fecars. “As prefeituras de Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul ajudaram com a doação de lonas para os acampamentos no parque. Vamos distribuir para o pessoal. Estamos preparados para o maior evento campeiro.”

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade