ABASTECIMENTO
Parobé está há mais de 60 horas sem água por problema na captação do Rio Paranhana
Chuva de sexta-feira interrompeu o serviço de abastecimento da Corsan, deixando a cidade de 60 mil habitantes sem água
Última atualização: 18/12/2023 16:14
Ainda não foi restabelecido o abastecimento de água de Parobé, que está de torneiras vazias desde a noite de sexta-feira (15). Depois da chuva daquele dia, a captação do Rio Paranhana ficou obstruída por um bolsão de areia, interrompendo o serviço. Já na madrugada de sábado (16), mergulhadores e máquinas da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) passaram a trabalhar na remoção da areia, serviço que ainda não conseguiu resolver o problema.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
A Corsan já deu várias previsões de retomada do abastecimento, sendo que a última seria para o início da tarde desta segunda (18). Conforme a assessoria de imprensa do órgão, há mais de 30 pessoas, entre elas dois mergulhadores, trabalhando para desobstruir a tubulação de captação de água, que ficou interrompida pelo acúmulo de galhos e a formação de um banco de areia "após as fortes chuvas".
A equipe utiliza quatro retroescavadeiras e quatro caminhões de hidrojato.
Embora no site da Corsan a informação seja de que os bairros Nova Parobé e Planaza sejam os atingidos, pelos relatos dos moradores e da própria prefeitura há mais regiões sem água.
O prefeito Diego Picucha fez um pronunciamento na noite de domingo (17) sobre a falta de água no município, criticando a Corsan. "É inadmissível que uma cidade com 60 mil habitantes, depois de uma chuva fraca, ficar sem água. É uma vergonha a cidade ficar sem água de novo", disse. De acordo com ele, uma reunião seria exigida com a companhia para esta semana a fim de resolver o problema.
Veja o vídeo