Vinte e cinco empresas aderiram ao primeiro ciclo da Consultoria Metalmecânica, iniciativa gratuita do Sindimetal-RS em parceria com a Feevale. O objetivo é fomentar a inovação e a sustentabilidade nas empresas associadas.
Segundo o presidente da entidade, empresário Sergio Galera, a iniciativa nasceu com a disposição de orientar as indústrias na implementação de mudanças, identificando os principais gargalos e unindo esforços para o encaminhamento de soluções.
A Consultoria Metalmecânica está sendo coordenada pela doutora em Administração Paola Schmitt e conta com o suporte de Rafaella Bohrer, funcionária da Feevale e discente do curso de Administração da universidade, que fica alocada na sede do Sindimetal, no Centro das Indústrias, em São Leopoldo.
Os objetivos da consultoria são focados na proposição de melhorias e soluções para as empresas, com base no mapeamento dos seus processos e identificação dos principais gargalos. A partir das visitas realizadas, estão sendo analisadas as possibilidades de inovação e de que forma a sustentabilidade pode ser inserida na operação, com olhar atento para editais e possíveis projetos que possam ser desenvolvidos.
Subsídios também para este trabalho, são os insigths obtidos em dinâmica realizada no lançamento da consultoria, na qual as empresas presentes descreveram o que entendem por inovação. Melhoria contínua, otimização, mudança de status quo, criatividade, adaptação, investimento em tecnologia, revisão de conceitos e sair fora da ‘caixa’ são alguns deles.
A metodologia de trabalho prevê uma visita inicial para conhecer o processo produtivo da empresa e
posterior formatação de um breve mapeamento das principais demandas, com foco em inovação (produto, processo, tecnologia) e/ou sustentabilidade (social e ambiental). Cada associada receberá um relatório final até julho. Esta atividade é um oferecimento do Sindimetal-RS, não onerando as empresas. Contato pelo telefone 3590-7711.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags