Lançado em dezembro do ano passado, o site de notícias ABCmais, do Grupo Sinos, ampliou em 133% um dos principais indicadores de audiência no período entre maio e julho comparado aos quatro meses anteriores – e já descontando os números acima da média registrados nas primeiras semanas de maio em decorrência da enchente.
- NEWSLETTER ABCMAIS: Clique aqui, faça seu cadastro e receba as principais notícias do dia por e-mail
O crescimento é resultado da implantação de novos processos na rotina de produção e distribuição de conteúdo durante a segunda edição do Laboratório de Desenvolvimento de Audiência, uma parceria exclusiva entre a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Google News Initiative (GNI), do Google.
- NOTÍCIAS NA PALMA DA MÃO: Clique aqui e siga o ABCmais no Google Notícias
O lab encerrou na semana passada. Durante o período, o ABCmais tinha o desafio de ampliar o tempo de permanência no site. E o número mais que dobrou durante os quatro meses do projeto. Somente dois veículos de comunicação do Rio Grande do Sul foram selecionados para o laboratório.
O tempo de permanência dos leitores no site é uma métrica tão importante quanto o volume de audiência – que também é crescente no ABCmais. “Indica que o público está consumindo mais e melhor o conteúdo produzido pela equipe de quase 60 profissionais do Grupo Sinos e, consequentemente, os produtos e serviços anunciados pelos parceiros comerciais”, destaca o diretor de redação do Grupo Sinos, Igor Müller.
- ABCMAIS NO WHATSAPP: Faça parte da nossa comunidade no aplicativo de mensagens
“O laboratório foi uma oportunidade de conhecer cases de vários pontos do País, testar coisas novas e compartilhar informação. Estar ao lado do Grupo Sinos me fez interagir com uma equipe cheia de ideias e disposta a abraçar a lógica de testar e aprender. Foi uma jornada de avanços”, disse a consultora Maria Luiza Borges, mentora do time do ABCmais no projeto e uma das mais respeitadas especialistas em conteúdo digital no País.
Na avaliação de Sabrina Passos, diretora de gerenciamento de programas da Blue Engine, parceira do Google na condução do lab de audiência, mudanças iniciadas no projeto “estimulam a sustentabilidade dos negócios e levam os times a resultados ainda mais expressivos”.
- VÍDEOS EXCLUSIVOS: Inscreva-se em nosso canal no YouTube
A gerente de parcerias com a indústria de notícias no Google, Natália Mazotte, frisou que “é muito gratificante ver o que os publishers que se dedicaram às atividades do lab conseguiram em termos de resultados para os seus negócios, em tão pouco tempo”.
“Esta edição do laboratório evidenciou, mais uma vez, que informação, técnica e tecnologia, quando bem conjugados, podem realmente mudar o patamar de engajamento e o alcance digital. A colaboração com a Google News Initiative e a Blue Engine trouxe importantes ganhos para os jornais participantes e seguramente ainda renderá muitos frutos futuros”, salientou o presidente executivo da ANJ, o jornalista gaúcho Marcelo Rech.
Pelo Grupo Sinos, participaram do Laboratório de Desenvolvimento de Audiência o presidente da Diretoria Executiva, Fernando Gusmão; o diretor de redação, Igor Müller; a analista de redes sociais Jaqueline Ferst; as editoras de conteúdo digital Juliana Flor e Nadine Funck; e o coordenador de produto digital Rodrigo Goerg.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
-
Tags
- ABC MAIS
- ABCMAIS
- ANJ
- ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS
- AUDIÊNCIA DO SITE ABC MAIS
- DIÁRIO DE CANOAS
- engajamento
- GNI
- google news initiative
- Grupo SInos
- IMPRENSA
- INDÚSTRIA DE NOTÍCIAS
- Jornal de Gramado
- JORNAL NH
- JORNAL VS
- MARCELO RECH
- MARIA LUIZA BORGES
- MÍDIA
- NATÁLIA MAZOTTE
- NOTÍCIAS ABC MAIS
- NOTÍCIAS DO RS
- RÁDIO ABC 103.3 FM
- Rio Grande do Sul
- SABRINA PASSOS
- SITE DE NOTÍCIAS ABCMAIS
- TEMPO DE PERMANÊNCIA