IMIGRAÇÃO PARAGUAIA
Paraguaios protestam em Ivoti contra fechamento de Consulado
Governo paraguaio comunicou o fim das atividades no consulado de Porto Alegre
Última atualização: 25/04/2024 14:50
Um pequeno grupo de imigrantes paraguaios realizou uma manifestação na noite desta quarta-feira (24) no centro de Ivoti contra o fechamento do Consulado do Paraguai em Porto Alegre. A decisão foi comunicada aos funcionários que atuam na cidade há alguns dias como medida de contenção de despesas por parte do governo ultraconservador de Santiago Peña, eleito em maio do ano passado pelo partido Colorado.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Ainda sem detalhes ou data definida para o fechamento do Consulado, a medida é vista com preocupação pelos antigos e novos imigrantes do país vizinho. Morador de Ivoti há 14 anos, o empreiteiro Jone Rodrigues Sousa diz que a retirada do consulado de Porto Alegre representa uma dificuldade extra aos paraguaios que vivem no país.
”O pessoal está chegando do Paraguai em busca de melhores condições de emprego, mas para isso precisa ter essa porta aberta para auxiliar o registro e conseguir a carteira de trabalho", relata.
Embora pequena, a comunidade paraguaia na região já tem cerca de 14 pessoas vivendo nas cidades de Ivoti e Dois Irmãos. A vinda para o Brasil é a aposta desse grupo em busca de melhores condições de vida, já que o Paraguai ainda enfrenta uma crise econômica.
Atendimento
Sousa mostra que a notícia de fechamento do consulado pegou os paraguaios que vivem no Brasil de surpresa. “Simplesmente decretaram sem prévio aviso e já estão fechando as portas.”
Recorrer ao Consulado é uma necessidade frequente de quem vem do Paraguai para tentar uma vida melhor no Brasil. “Não queremos que o Consulado feche porque tem muitos paraguaios que precisam desse órgão aqui porque qualquer coisa ligada a documento para fazer visto permanente precisa do Consulado funcionando.”
A manifestação dos paraguaios em Ivoti foi transmitida ao vivo por um veículo de imprensa do país que faz fronteira com o Brasil. Ainda nesta quarta-feira, também foi realizada uma manifestação na sede do Consulado em Porto Alegre.