Inclusão

Paraceca promove a inclusão de crianças através do esporte

Estudantes participam de disputas de atletismo e natação

Publicado em: 22/11/2023 08:43
Última atualização: 22/11/2023 08:44

Esporte e inclusão a favor do desenvolvimento das crianças. Este é um dos objetivos das Competições Paradesportivas Escolares Canoenses (Paraceca).

A primeira etapa dos jogos aconteceu nesta terça-feira (21), com as disputas de atletismo. Ao todo 18 crianças, entre paratletas de escolas municipais, estaduais e particulares, realizaram as provas de arremesso de peso, salto em distância e corrida.

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), ocorreu no Estação Cidadania e contou, ainda, com a participação de crianças integrantes do projeto Atletas Cidadão do Futuro, estes, apenas como convidados. Além da premiação para os primeiros colocados, todos os atletas receberam uma medalha de participação.

A alegria e a diversão estavam estampadas no rosto das crianças e de seus responsáveis. O pequeno Leonardo Silva participou das competições, tendo na torcida a mãe, Cindila Silva.

O pequeno estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jacob Longoni, do bairro Nossa Senhora das Graças, não mediu esforços para chegar aos melhores resultados em sua primeira competição. "O Leo é autista e é a primeira vez que participa dos jogos. Ele está indo super bem."

Cindila diz, ainda, que este tipo de atividade esportiva é muito importante para toda comunidade. "Estas competições mostram que, apesar das dificuldades sociais, as crianças autistas também conseguem participar de disputas esportivas. É maravilhoso estar aqui, pois vejo como está empolgado."

 

Provas da natação acontecem no mês de dezembro

A segunda fase das Competições Paradesportivas Escolares será no mês de dezembro, com as provas de natação. As disputas estão marcadas para o dia 2 de dezembro.

Neste ano o número de competidores foi menor do que o esperado. Mesmo assim, não invalidou a atividade. "Em função das chuvas que tivemos em setembro acabamos adiando as competições para este mês. E infelizmente pegou o período de provas e encerramento das atividades escolares."

O Paraceca é a versão inclusiva do CECA, e tem como objetivo oportunizar momentos de socialização, confraternização, motivação para pessoas com deficiência. Além disso, incentiva estas pessoas a desenvolver atividades esportivas regulares, criando condições para superar seus limites e desenvolver suas potencialidades.

Para o diretor é fundamental que as cidades tenham um olhar mais refinado para o paradesporto infantil e, principalmente, para a inclusão em todas as esferas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas