CANOAS

Paixão por carros e amor ao próximo em evento de automóveis

Ítalo Cardoso, de 24 anos, é o idealizador do Looney Tuning, que une cultura automotiva e solidariedade

Publicado em: 07/03/2023 09:46
Última atualização: 01/02/2024 16:36

A paixão por carros e a vontade de ajudar ao próximo foram os dois fios condutores que levaram Ítalo Larroza Cardoso, de 24 anos, a criar o evento intitulado Looney Tuning. O encontro de carros e da cultura automotiva atrelado a solidariedade por meio da arrecadação de alimentos e da taxa de inscrição dos expositores está indo para a sua terceira edição neste ano.

Jovem canoense mantém carinho por veículos antigos atrelado ao lado social Foto: PAULO PIRES/GES

O Looney Tuning vai ocorrer no dia 1º de abril das 10 às 20 horas, na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) de Canoas, localizada na Avenida Farroupilha, 8001 - São José. A entrada para o evento são 2 kg de alimentos, que serão destinados para doação. A programação vai contar com a exposição de cerca de 300 veículos de diversas cidades do Rio Grande do Sul e de fora do Estado, feira de miniaturas em parceria com a Expominis RS, shows ao vivo, premiação de veículos, espaço para alimentação, área infantil, sorteios, mostra de produtos e serviços, entre outras atrações.

"No primeiro ano da pandemia de Covid-19 iniciei uma ação solidária em parceria com a Ulbra para arrecadar roupas e produtos de higiene para as pessoas que estavam internadas no Hospital Universitário, que na época estava com poucos recursos", explica o idealizador do evento Ítalo Larroza Cardoso.

O jovem conta que começou em formato de "pit stop", onde as pessoas entregavam as doações sem precisar sair do veículo. "Para retribuir eu fazia uma foto dos carros das pessoas que doavam. E partir disso, começamos a fazer outros eventos beneficentes em parceria com a universidade", salienta Ítalo.

O analista de dados diz que o Looney Tuning surgiu da necessidade de ajudar e também da falta de eventos relacionados à cultura automotiva que englobasse de tudo, carros novos e antigos, caminhões, motos. "Teremos em exposição desde o fusca ao carro que custa R$ 2 milhões. É um evento eclético para toda a família que foca em qualidade, mas sem deixar o lado social de lado", destaca.

Ítalo fala sobre a importância dos patrocinadores e apoiadores para a realização do evento. "A taxa de inscrição dos cerca de 300 expositores de veículos será revertida para a compra de materiais escolares e doces que serão distribuídos em comunidades carentes de Canoas. Aumentou o número de crianças que necessitam."

Da coleção de miniaturas à de carros

Na garagem da família de Ítalo ficam guardadas quatro relíquias automotivas, um Chevette (ano 76), um Puma Branco (ano 78), um Buggy Way (ano 78) e Caravan (ano 92). "Durante a minha infância, lembro de ganhar coleções dos carrinhos da Hot Wheels. Meu pai nunca foi fã de esportes convencionais, quando entrei na adolescência a paixão por carros se intensificou ao lado dele", recorda o jovem.

Ítalo passou cerca de três anos juntando moedas para comprar o primeiro carro antigo. "Tinha 14 anos e encontrei o Chevette 76 em um site de vendas. Na época pagamos R$ 5 mil, dei o que tinha e meu pai completou o que faltava." Anos depois, o Chevette se tornou objeto de estudo do trabalho de conclusão de curso (TCC) de Ítalo. "Montei um sistema de suspensão, e nos últimos 12 anos estou mexendo nele. O primeiro carro do meu pai foi um Chevette e a história se repetiu comigo", conclui.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas