EDUCAÇÃO
Pais reclamam de estrutura de galpão em escola no interior de Ivoti
Secretaria Municipal de Educação afirma que medidas já são adotadas e que danos não comprometem as aulas
Última atualização: 04/03/2024 18:10
Pais de alunos da Escola Municipal Nicolau Fridolino Kunrath, na localidade de Picada 48 Alta, em Ivoti, estão preocupados com a situação do galpão, única área externa coberta da escola. O espaço, que abriga a cozinha da instituição e serve de área para o recreio em dias de chuva, apresenta problemas estruturais que afetam a rotina de quem frequenta o local. “Classifico como abandono a situação da escola”, contou um pai de aluno, que preferiu não se identificar.
A estrutura rústica de madeira sofreu com ação do tempo e como resultado de danos no telhado e, durante chuva forte na região, registrada em fevereiro, parte das telhas de cerâmica restou danificada.
Segundo o diretor da instituição, Denis Carlos Luckner, solicitações de reparos já haviam sido enviadas à prefeitura no mês de outubro do ano passado. “Na mesma semana representantes das Secretarias da Educação e Obras vieram até aqui e já encaminharam o projeto para a reforma de toda a estrutura. Além disso, foi identificado que uma das madeiras de sustentação (do telhado) que apresentava sinais de deterioração por este motivo foram removidas as telhas que eram sustentadas por ela”, explica.
Recentemente, conta o diretor, foram feitas reformas emergenciais como conserto das calhas. “A reforma mais urgente foi realizada na última semana com a troca das calhas, sabemos que é uma medida paliativa até a reforma completa da estrutura, contudo, resolveu o problema das goteiras”, afirma.
Em nota, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação informa que a Escola Nicolau Fridolino Kunrath “não está com problemas estruturais que comprometam o andamento das aulas”.
Conforme a titular da pasta, a secretária Cristiane Spohr, a escola inclusive recebeu investimentos durante os últimos anos “com reforma na cozinha, piso em todos os corredores, piso frio na área coberta, telas interativas nas salas de aula e chromebooks”, cita.
Ainda de acordo com a nota, a Secretaria já encaminhou uma equipe à instituição de ensino para fazer um levantamento das necessidades estruturais para a construção de uma estrutura totalmente nova. “Identificamos que poderia ser resolvido com uma reforma, em vez de fazer toda a estrutura nova. Porém, a administração vinha avaliando a possibilidade de fazer toda a cobertura nova, em estrutura metálica, para deixar a escola esteticamente melhor e para incluir um telhado nas salas atrás da cozinha", explica Cristiane.
Conforme a prefeitura de Ivoti, o edital de licitação para contratação de uma empresa especializada para a execução das obras seria lançado no último dia 12 de abril. O valor estimado do contrato é de R$ 500 mil.
Conteúdo exclusivo para assinantes
Para ver este conteúdo na íntegra, é necessário que você seja assinante