No encerramento das atividades da prefeitura leopoldense dentro do mês de conscientização do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp), através da Diretoria de Políticas de Segurança Cidadã, promoveu uma ação denominada “Semusp: Todos Juntos Nesta Luta”. A blitz ocorreu nesta quinta-feira (26), na esquina da Rua Independência com a Avenida João Corrêa, e teve como objetivo sensibilizar a população para a prevenção ao câncer de mama.
A atividade contou com a participação de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da titular da Semusp, Giselda Matheus. Durante os intervalos dos semáforos, uma faixa com uma mensagem de conscientização foi exibida, como forma de chamar a atenção por meio da visibilidade proporcionada a motoristas e pedestres.
Giselda ressaltou a importância da ação destacando que este é um dos tipos de câncer mais prevalentes em mulheres ao redor do mundo. “A detecção precoce do câncer de mama está diretamente relacionada ao aumento das chances de cura e melhora do prognóstico. Temos como premissa o compromisso efetivo com a comunidade, priorizando a segurança e prevenção em benefício da vida”, disse.
Mais ações neste fim de semana
Neste fim de semana, outras ações do Outubro Rosa estão previstas na região. A Associação Força Rosa (AFR) realiza duas atividades em São Leopoldo: no sábado (28), tem Caminhada Rosa, com saída às 10h, da frente da Câmara de Vereadores, na Rua Independência, até a Avenida João Corrêa; no domingo (29), ocorre o Pedal Rosa, com largada às 9h, da Praça Ciclosinos (em frente ao Carrefour) e chegada na Casa Rosa (Rua Frei Caneca, 45, bairro Pinheiro). O Pedal Rosa tem inscrição no valor de R$ 25. Mais informações pelo (51) 98479-5882.
Já em Sapucaia do Sul, a prefeitura e o grupo Mulheres de a Cavalo realizam, neste sábado (28), às 14h, a “Cavalgada Outubro Rosa”. O percurso partirá do Parque Jayme Caetano Braun e tem previsão de retorno ao Parque às 16h. Após a cavalgada, ocorre um chá beneficente, onde o lucro será revertido ao Grupo de apoio aos pacientes em tratamento oncológico (Grato). A participação na cavalgada requer a apresentação de Guia de Trânsito Animal (GTA).
LEIA TAMBÉM