DIAS COM CARA DE INVERNO

Oscilação Antártica afeta o clima no RS e traz frio por poucos dias antes de calor de 30°C

Previsão do tempo indica que o frio permanece apenas na primeira metade da semana; veja o que esperar

Publicado em: 29/07/2024 14:17
Última atualização: 29/07/2024 14:17

O frio predomina no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (29) e o clima voltou a ficar com cara de inverno. Nesta manhã, as temperaturas ficaram abaixo de 5°C na Campanha e na Fronteira Oeste. 

Conforme a MetSul Meteorologia, o frio de hoje e de terça-feira (30) é um resultado da chamada Oscilação Antártica, que ingressou da mesma forma que na virada de junho para julho, período em que o RS teve as menores temperaturas de 2024.


Oscilação Antártica afeta o clima no RS e traz frio por poucos dias antes de calor de 30°C Foto: Laura Rolim/GES-Especial

Durante o fenômeno, ocorre o enfraquecimento dos ventos ao redor do Polo Sul. A oscilação costuma trazer efeitos no clima do Brasil, como na chuva e na temperatura.

Diferente do fim de junho e do início deste mês, a atual oscilação será curta. A previsão do tempo indica que o frio permanece apenas na primeira metade da semana, principalmente nesta segunda e na terça. Na quarta, as temperaturas voltam a subir, passando de 30°C na sexta-feira. 

CONFIRA: Conheça a newsletter do ABCmais e saiba como se inscrever 

Como a Oscilação Antártica afeta o clima no Brasil

Oscilação Antártica (AAO) é uma das mais importantes variáveis que impacta as condições no Brasil e no Hemisfério Sul, tanto na chuva como na temperatura. A AAO é um índice de variabilidade relacionado ao cinturão de vento e de baixas pressões ao redor da Antártida. Ela possui duas fases: positiva e negativa.

"Na positiva, o cinturão de vento ao redor da Antártida se intensifica e se contrai em torno do Polo Sul. Já na fase negativa, o cinturão de vento enfraquece e se desloca para Norte, no sentido do Equador, obviamente sem atingir a faixa equatorial", destaca a MetSul. 

Na fase negativa,aumenta o risco de episódios de chuva volumosa e ciclones. Estudos mostram que na fase negativa há uma maior propensão para chuva no Sul e Sudeste do Brasil. 

LEIA TAMBÉM: Por que desconto de até 65% na conta de luz ainda não chega para milhares de moradores da região que têm direito? 

Inmet alerta para queda na temperatura

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para declínio de temperatura no Estado até a manhã de terça-feira. 

Calor nos próximos dias

As temperaturas vão subir no território gaúcho especialmente a partir da quinta-feira, quando muitas cidades devem superar 25°C durante a tarde. Na sexta e no sábado, as tardes mais quentes da semana, as máximas devem superar 30°C.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas