EMBELEZAMENTO

Orquídeas são plantadas para embelezar Campo Bom

Fundação Cultural promove a ação com a ajuda de voluntários

Publicado em: 04/09/2024 07:00

O sol imponente no firmamento, a temperatura amena e um vento até certo ponto refrescante foram as condições propícias para voluntários arregaçarem as mangas e embelezarem ainda mais a cidade de Campo Bom. Nesta terça-feira (3), o grupo coordenado pela Fundação Cultural de Campo Bom realizou o plantio de mudas de orquídeas, além da manutenção das flores que já enfeitam importantes vias da cidade. A ação é intitulada "Orquídea Amor e Valor" tem a função de conscientizar a população para a importância da flor símbolo da cidade, além de promover o espírito comunitário. A data de 3 de setembro foi escolhida por causa da Semana da Pátria e também para marcar o Dia Nacional do Voluntariado, que é celebrado em 28 de agosto.


Raul Fröhlich faz a manutenção das mudas de orquídeas junto das palmeiras imperiais no Largo Irmãos Vetter Foto: Moacir Fritzen/GES-Especial

Durante a tarde, foram plantadas mudas de orquídeas e junto das 21 palmeiras imperiais no Largo Irmãos Vetter. O servidor público e voluntário Raul Fröhlich é quem subiu na escada e fez as amarrações das mudinhas com cadarços emendados, contando com o auxílio de Solandir José de Oliveira e Rui Maldaner. "O fio precisa ser de algodão e recebemos de uma empresa local. Também colocamos junto sachês com vitaminas. Assim, quando chove, as gotas escorrem e ajudam a preservar a saúde das plantas", explica Oliveira, que preside a Fundação Cultural.

Outras equipes de voluntários também realizaram serviços na Praça João Blos e no entorno do Espaço Cultural Doutor Liberato.

"Essa iniciativa também se constitui em um ato de civismo", considera Oliveira. O tema municipal desta Semana da Pátria em Campo Bom é "União, Solidariedade e Voluntariado: Exemplos de Cidadania". O engajamento voluntário é considerado tão importante na comunidade campo-bonense que possui até monumento na Praça João Blos.

Zelar é importante

Para a voluntária Magda Della Nina, é importante destacar o envolvimento da comunidade para a preservação da flor símbolo de Campo Bom. "Nós temos pessoas que doam, plantam, limpam e cuidam", reforça.

Oliveira também destaca que a maior parte da comunidade colabora com a preservação das orquídeas. É raro verificar algum ato de vandalismo que prejudique as plantas. 

Embelezamento

Nas últimas semanas, as orquídeas plantadas em anos anteriores floriram e tornaram ainda mais agradáveis as atividades ao ar livre nos espaços públicos de Campo Bom. O Largo Irmãos Vetter, a ciclovia e o Parcão são exemplos de lugares que já exibem o colorido das flores.


Orquídeas embelezam ciclovia e Parcão ao longo da Avenida dos Estados Foto: Moacir Fritzen/GES-Especial

Pedestres e ciclistas já podem admirar a beleza das plantas enquanto praticam caminhadas e pedaladas. Momentos de lazer e contemplação também são possibilitados, bem como um belo cenário para registros em fotos e vídeos.

Cattleya intermedia

A lei municipal 4.854, de 18 de dezembro de 2018, instituiu a orquídea da espécie Cattleya intermedia como a flor símbolo de Campo Bom. Desde então, a imagem da flor, suas características e cultivo podem ser usadas pela prefeitura em impressos oficiais, materiais didáticos, e outros meios de comunicação visual.

A lei também autoriza o Executivo a realizar parcerias entre a administração pública e organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, mediante a execução de atividades ou de projetos previamente estabelecidos em planos de trabalho inseridos em termos de colaboração, em termos de fomento ou em acordos de cooperação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas