O sol imponente no firmamento, a temperatura amena e um vento até certo ponto refrescante foram as condições propícias para voluntários arregaçarem as mangas e embelezarem ainda mais a cidade de Campo Bom. Nesta terça-feira (3), o grupo coordenado pela Fundação Cultural de Campo Bom realizou o plantio de mudas de orquídeas, além da manutenção das flores que já enfeitam importantes vias da cidade. A ação é intitulada “Orquídea Amor e Valor” tem a função de conscientizar a população para a importância da flor símbolo da cidade, além de promover o espírito comunitário. A data de 3 de setembro foi escolhida por causa da Semana da Pátria e também para marcar o Dia Nacional do Voluntariado, que é celebrado em 28 de agosto.
Durante a tarde, foram plantadas mudas de orquídeas e junto das 21 palmeiras imperiais no Largo Irmãos Vetter. O servidor público e voluntário Raul Fröhlich é quem subiu na escada e fez as amarrações das mudinhas com cadarços emendados, contando com o auxílio de Solandir José de Oliveira e Rui Maldaner. “O fio precisa ser de algodão e recebemos de uma empresa local. Também colocamos junto sachês com vitaminas. Assim, quando chove, as gotas escorrem e ajudam a preservar a saúde das plantas”, explica Oliveira, que preside a Fundação Cultural.
Outras equipes de voluntários também realizaram serviços na Praça João Blos e no entorno do Espaço Cultural Doutor Liberato.
“Essa iniciativa também se constitui em um ato de civismo”, considera Oliveira. O tema municipal desta Semana da Pátria em Campo Bom é “União, Solidariedade e Voluntariado: Exemplos de Cidadania”. O engajamento voluntário é considerado tão importante na comunidade campo-bonense que possui até monumento na Praça João Blos.
Zelar é importante
Para a voluntária Magda Della Nina, é importante destacar o envolvimento da comunidade para a preservação da flor símbolo de Campo Bom. “Nós temos pessoas que doam, plantam, limpam e cuidam”, reforça.
Oliveira também destaca que a maior parte da comunidade colabora com a preservação das orquídeas. É raro verificar algum ato de vandalismo que prejudique as plantas.
Embelezamento
Nas últimas semanas, as orquídeas plantadas em anos anteriores floriram e tornaram ainda mais agradáveis as atividades ao ar livre nos espaços públicos de Campo Bom. O Largo Irmãos Vetter, a ciclovia e o Parcão são exemplos de lugares que já exibem o colorido das flores.
Pedestres e ciclistas já podem admirar a beleza das plantas enquanto praticam caminhadas e pedaladas. Momentos de lazer e contemplação também são possibilitados, bem como um belo cenário para registros em fotos e vídeos.
Cattleya intermedia
A lei municipal 4.854, de 18 de dezembro de 2018, instituiu a orquídea da espécie Cattleya intermedia como a flor símbolo de Campo Bom. Desde então, a imagem da flor, suas características e cultivo podem ser usadas pela prefeitura em impressos oficiais, materiais didáticos, e outros meios de comunicação visual.
A lei também autoriza o Executivo a realizar parcerias entre a administração pública e organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, mediante a execução de atividades ou de projetos previamente estabelecidos em planos de trabalho inseridos em termos de colaboração, em termos de fomento ou em acordos de cooperação.
LEIA TAMBÉM