NÃO PERCA!
Orquestra fará apresentação gratuita em São Leopoldo neste sábado
Evento no Santuário do Sagrado Coração de Jesus integra a programação pelo Bicentenário da Imigração Alemã na cidade
Última atualização: 12/07/2024 09:09
Levar a música erudita a todas as pessoas. Este é, segundo a diretora e coordenadora artística da Presto Produções e Apresentações Artísticas, Lucia Passos, um dos objetivos principais das programações gratuitas promovidas pela empresa. E o próximo evento ocorre neste fim de semana, em São Leopoldo. Dentro da programação especial em homenagem aos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil acontece neste sábado (13), no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, a apresentação única da 9ª Sinfonia de Beethoven, organizada pela Presto, com o apoio da Lei Rouanet.
O evento, com início às 19 horas, também marca a primeira apresentação da Canção ao Imigrante. Escrita pelo compositor Zé Martins e com música de Vagner Cunha, a obra inédita foi encomendada pela Secretaria Municipal de Cultura de São Leopoldo para homenagear o Bicentenário da Imigração Alemã.
A entrada é gratuita e os organizadores incentivam a solidariedade com a doação de um litro de leite ou de um quilo de alimento não perecível, que serão doados ao Centro Educacional Medianeira. Quem desejar, também pode doar materiais escolares de qualquer natureza. A ação tem apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turístico (Sedettec).
Segundo Lucia Passos, o projeto começou a ser organizado no final do ano passado. Os ensaios dos coros começaram em março, e da orquestra, em abril. Conforme Lucia, a apresentação, que terá cerca de 1h30 de duração, contará com 70 músicos, quatro solistas e cerca de 200 cantores, sob a regência do maestro João Paulo Sefrin. .
“Queremos abraçar a comunidade de São Leopoldo com música, que é o que sabemos fazer e que fizemos com amor”, comenta. Nesta sexta-feira (12) ocorre o último ensaio geral com a presença de todos os componentes da apresentação. Ele será no Santuário, a partir das 19 horas. Conforme Lucia, a escolha pela 9ª Sinfonia de Beethoven se deu pelo fato de que sua criação também completa 200 anos em 2024. “E é uma música que fala sobre o futuro, sobre superação, alegria, paz e esperança, tudo o que estamos precisando neste momento em São Leopoldo e no Estado após termos vivenciado toda esta tragédia com a enchente”, destaca.