abc+

POLÍCIA

Operação prende suspeitos de série de furtos e arrombamentos em São Leopoldo

Casos investigados aconteceram entre setembro de 2022 e o último dia 23 de abril; dezenas de objetos furtados foram recuperados

Renata Strapazzon
Publicado em: 04/05/2023 às 10h:12 Última atualização: 06/03/2024 às 10h:50
Publicidade

Uma série de furtos e arrombamentos registrados em cinco bairros de São Leopoldo nos últimos meses foi alvo de uma investigação da 1ª Delegacia de Polícia (DP) da cidade que resultou, na manhã desta quinta-feira (4), na Operação Safra. A investida, que cumpriu três mandados de prisão preventiva e outros oito de busca e apreensão, terminou com três homens presos.

Dezenas de objetos furtados foram recuperados na operação da Polícia Civil



Dezenas de objetos furtados foram recuperados na operação da Polícia Civil

Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

O trio, segundo a delegada Cibelle Savi, tem envolvimento em, pelo menos, cinco de 13 ocorrências registradas na delegacia entre setembro de 2022 e o último dia 23 de abril. Os casos ocorreram nos bairros Campestre, Jardim América, Rio Branco, Cristo Rei e Padre Reus.

Conforme a delegada, a investigação da Polícia Civil identificou sete pessoas envolvidas diretamente aos fatos. Os três homens, para os quais foi solicitada ao Judiciário a prisão preventiva, teriam, segundo Cibelle, maior participação nos delitos, sendo responsáveis pelas invasões dos imóveis.

De acordo com a delegada, para chegar aos suspeitos a Polícia analisou imagens de câmeras de segurança dos locais furtados e residências próximas. “A análise das imagens foi a raiz deste trabalho, o que nos dificultou foi o fato de os criminosos fazerem uso de carros com as placas clonadas”, explica.

Segundo ela, os três presos são multirreincidentes e possuem antecedentes por delitos como furtos, roubos receptação e outros crimes patrimoniais. “Agora eles serão interrogados. Acreditamos que este mesmo grupo tenha participado de outras ocorrências semelhantes em cidades vizinhas”, pontua a delegada. Se condenados, os presos poderão receber penas de até 11 anos de prisão pelos crimes de furto qualificado e associação criminosa.

Objetos recuperados
Na operação, dezenas de objetos como televisores, ferramentas, perfumes e joias foram recuperados. Entre os itens também há facas, com os nomes dos proprietários gravados. Os materiais estão à disposição dos donos na delegacia. Na secretaria da DP, localizada na Rua Pandiá Calógeras, 156, bairro Cristo Rei, as vítimas podem realizar o auto de reconhecimento dos objetos e recuperá-los. Para isto, é necessária a apresentação do boletim de ocorrência, nota fiscal, fotos ou descrição de características individuais do bem.

Hidrômetros
Entre o material recuperado também estão diversos hidrômetros. De acordo com a assessoria de imprensa do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), nenhum deles, no entanto, era da autarquia leopoldense, sendo a maioria do DMAE, de Porto Alegre, e alguns da Corsan. Somente no ano passado, segundo dados Semae, foram furtados em São Leopoldo 1.080 hidrômetros, representando um prejuízo total de R$81 mil à autarquia. Atualmente, a cidade conta com 66 mil ligações de água. Para evitar furtos, o Semae recomenda aos usuários que providenciem a instalação de uma caixa de unidade de medição de água, que é feita em uma mureta previamente construída pelo proprietário, dentro dos padrões estabelecidos.

A caixa é fornecida pelo Semae no momento da solicitação da ligação da água. Já aos contribuintes que têm os hidrômetros furtados, a autarquia providencia a colocação de um novo, sem custos. Para isso, o cidadão deve informar o fato ao Semae, através do 0800 510 2910, pelo Whatsapp 3579.6000, ou presencialmente no atendimento da sede administrativa, no centro. Em qualquer caso, o usuário deverá apresentar um boletim de ocorrência, o qual pode ser feito por meio da Delegacia Online

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade