POLICIAMENTO

Operação Papai Noel da BM reforça a segurança nas áreas comerciais até o dia 31

Investida visa garantir a segurança de lojistas e clientes nas compras de fim de ano

Publicado em: 04/12/2023 06:56
Última atualização: 04/12/2023 14:27

Tradicional investida da Brigada Militar no final do ano, a Operação Papai Noel já está em andamento na região. Em São Leopoldo, o lançamento aconteceu na manhã da última sexta-feira (1º) em evento com a presença de autoridades na Rua Independência próximo à esquina com a Avenida João Corrêa.

Em São Leopoldo, operação foi lançada pelo 25º BPM na última sexta-feira (1º) no Centro Foto: Brigada Militar/Divulgação

Em Sapucaia do Sul e Esteio, o lançamento havia ocorrido no último dia 23 de novembro. Em Sapucaia, a cerimônia ocorreu na Praça General Freitas, no Centro. Já em Esteio, foi realizada na Rua Garibaldi, a Rua Coberta, com a presença de autoridades políticas, ligadas ao comércio e representantes do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Polícia Civil.

A operação, que segue até o dia 31 de dezembro, reforça o policiamento nos bairros com maior circulação de pessoas e centros comerciais das cidades, garantindo a segurança de lojistas e clientes. A iniciativa, que normalmente começa em dezembro, com foco nas vendas de Natal, foi antecipada em Esteio e Sapucaia do Sul devido a Black Friday, ação de grandes promoções no comércio.

Coibindo crimes

A investida da Brigada Militar busca, ainda, a manutenção dos índices positivos conquistados no decorrer do ano na região, com a queda de furtos e roubos, além de coibir crimes contra a pessoa e o patrimônio. Durante a operação, as rondas serão feitas por policiais a pé, em viaturas e motos.

"A Operação Papai Noel visa o combate ao roubo à pedestre e à estabelecimento comercial, propiciando que as pessoas possam fazer suas compras de festas de final de ano com mais tranquilidade", comenta o comandante do 34º Batalhão de Polícia Militar (34º BPM) de Esteio, o major Rafael Assis Brasil. "Estaremos direcionando a nossa prioridade para a área comercial, com emprego das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), Força Tática e efetivos em horas extras, intensificando as ações de polícia ostensiva, ações de visibilidade e abordagens", completa.

O major frisa, ainda, a parceria com outros órgãos de segurança. "Quando se fala em gestão de segurança, fala-se também em Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Civil. Temos certeza de que nesta operação da Brigada Militar teremos apoio destes outros órgãos para atingir o objetivo pleno da nossa ação", diz.

Policiamento a pé

De acordo com o comandante do 25º BPM, o tenente-coronel Alexsandro do Nascimento Goi, nas cidades abrangidas pelo batalhão, São Leopoldo, Capela de Santana e Portão, um dos focos da operação será o policiamento a pé. “Com nossos policiais mais próximos da comunidade, caminhando pelas vias, visitando os comerciantes”, diz. “Dessa forma, queremos melhorar ainda mais os nossos indicadores de roubo a pedestre e ao comércio que neste último mês de novembro, mais uma vez, tiveram recordes de redução”, destaca.

Maior movimento

Vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise), Wanderlei Bennemann dos Santos, prestigiou o lançamento da operação na cidade no último dia 23. Segundo ele, o aumento no movimento de clientes nas lojas já é esperado a partir dos próximos dias. “A expectativa é boa, ainda mais com a estabilidade da inflação e o pagamento do décimo terceiro”, diz. “Esta é uma época em que nosso comércio vende bastante. E por isso esta operação é tão importante, porque dá ao consumidor a garantia de que ele poderá fazer suas compras com tranquilidade e segurança nas lojas da sua cidade”, opina Santos.

Presidente da CDL destaca a ação

Presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de São Leopoldo, Olinto Menegon, também destacou a importância da operação. “A CDL, nossos associados lojistas, a grande família lojista de São Leopoldo agradece imensamente a Brigada Militar pela manifestação atuante sempre nestas operações. É uma ação que já temos há muitos anos e que é vista com muito bons olhos pelo comércio, que fica com o seu horário estendido neste período de final de ano”, diz. “A movimentação de pessoas é muito grande nas lojas e com isso, a frequência de policiamento que cresce com a Operação Papai Noel certamente acaba inibindo determinadas ocorrências que poderiam acontecer contra os estabelecimentos”.

Clientes e lojistas satisfeitos

Moradora do bairro Vila Olímpica, em Esteio, a operadora de caixa Andréia Santos, 40, diz que pretende usar o décimo terceiro salário para realizar as compras de Natal à vista e ressalta achar importante a investida da BM. “Justamente por ser um período de muito movimento nas ruas e em que estamos mais desatentos, com muita coisa para fazer e decidir ao mesmo tempo”, comenta.

Gerente de um bazar na Avenida Presidente Vargas, no Centro, Rochele Vaz, 38, também aprova a ação. “É super importante para evitar furtos e roubos e também para nos dar mais tranquilidade para trabalharmos e melhor atender aos nossos clientes”, afirma Rochele.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas