ALERTA NO RS
Onda de tempestades perigosas pode atingir RS em poucos dias; veja detalhes
Entenda como tempo severo, que começa nos países vizinhos, pode atingir RS ainda no início de dezembro
Última atualização: 29/11/2024 18:54
Dezembro irá começar com uma onde de tempestades perigosas no Rio Grande do Sul, alerta a MetSul Meteorologia.
CONFIRA: Veja qual a previsão do tempo para o fim de semana na região Sul do Brasil
FIQUE DE OLHO: Dezembro será sem La Niña? Veja como fica o tempo no Sul do Brasil no último mês de 2024
Os primeiros dois dias de dezembro no RS serão de alto risco para tempestades fortes e até severas. A previsão, inclusive, é que danos e transtornos sejam causados nas cidades, devido à grande intensidade.
O tempo severo irá acontecer entre este domingo (1º) e segunda-feira (2), por conta de uma frente fria intensa. Ela vai afetar não apenas o RS, mas toda a região Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, e os países vizinhos Argentina e Uruguai.
SAIBA MAIS: VÍDEO: Episódio de chuva extrema causa inundações em cidade do Rio Grande do Sul
As tempestades no RS
Do meio da tarde até o começo da noite de domingo, as nuvens de tempestade vão começar a se formar rapidamente no RS. Os meteorologistas afirmam que elas serão do tipo Cumulonimbus.
Durante o período, partes do RS podem sofrer com vendavais, chuvas extremas e até granizo, explica a meteorologista Estael Sias, da MetSul.
Porém, o momento de maior risco para os temporais será entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira, enquanto a frente fria avança pelo Estado, junto a um centro de baixa pressão.
Já no decorrer da segunda-feira, até o início da tarde, o risco continua no Norte do RS, enquanto o sistema avança por Santa Catarina e Paraná.
"As áreas de risco para o tempo mais severo são a metade Norte do RS, metade Oeste de Santa Catarina e do Paraná", afirmou Estael.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Tempestades chegam por conta da frente fria
A frente fria vai começar a avançar pela Argentina ainda durante o domingo, impulsionada por uma forte massa de ar frio no pais, e depois acabará encontrando com um ar quente. A MetSul explica ainda que o sistema frontal vai estar junto a uma área de baixa pressão, o que aumenta a instabilidade.
As nuvens muito carregadas vão começar a ser formadas, por conta desta frente fria, ainda durante a madrugada e manhã de domingo na Argentina e, no Uruguai, da tarde para a noite, avançando depois para o RS.