QUEDA NAS TEMPERATURAS
ONDA DE FRIO: Vento de ciclone traz sensação térmica de -8,3°C ao RS; veja as temperaturas
Dia amanheceu com sensação térmica negativa em diversas cidades gaúchas
Última atualização: 09/08/2024 09:59
Como já era previsto há dias, as temperaturas caíram e o Rio Grande do Sul terá dias típicos de inverno neste fim de semana. Nesta sexta-feira (9), o dia amanheceu com sensação térmica negativa em diversas cidades gaúchas. (Veja abaixo as mínimas registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia até as 7 horas).
- 1,7°C em São josé dos Ausentes;
- 2,1°C em Frederico Westphalen;
- 3,2°C em Vacaria, com sensação térmica de -5,6°C;
- 3,7°C em Soledade, com sensação térmica de -5,9°C;
- 3,8°C em Cambará do Sul, com sensação térmica de -8,3°C;
- 4,5°C em Canela, com sensação térmica de -1,9°C;
- 5,6°C em Santiago, com sensção térmica de -3,5°C;
- 6,9°C em Dom Pedrito, com sensação térmica de -3,1°C;
- 7,3°C em Campo Bom
A MetSul Meteorologia afirma que há vento no RS, devido a um ciclone que se formou na Argentina e hoje atuará sobre o Sul e o Leste gaúcho. O fenômeno transporta ar muito frio e que traz resfriamento para a superfície.
LEIA TAMBÉM: AEROPORTO: Salgado Filho volta a vender passagens neste mês; veja detalhes
"Várias cidades do Rio Grande do Sul já sentem o efeito do vento que acompanha o ingresso da massa de ar frio de origem polar com rajadas de 30 km/h a 50 km/h. Em Caçapava do Sul, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajadas de 51 km/h", diz a MetSul.
O vento vai se intensificar no decorrer do dia em grande parte do RS, com velocidade de 30 km/h a 50 km/h à medida que ar mais frio ingressa. No Sul e no Leste do estado, a tendência é que vente mais. A previsão da MetSul indica rajadas de até 70 km/h no Sul e no Leste do Estado nesta sexta. Em Porto Alegre e no Sul da área metropolitana, a tendência é que fique entre 40 km/h e 60 km/h.
As máximas sobem pouco e quase toda a sexta terá temperaturtas próximas de 10°C. Nuvens chegam a aparecer, mas o sol predomina até a semana que vem.
Neve e geada
De acordo com a MetSul, é no fim de semana que as marcas devem despencar. A chance de nevar na Serra é remota e nos Aparados pequena. Por outro lado, geada deve ser registrada em diversas cidades gaúchas nos próximos dias.