abc+

COMBO GELADO

ONDA DE FRIO: RS terá o pior do inverno neste fim de semana

Estado gaúcho só não vai ter chuva nos próximos dias, quando há até a possibilidade de neve no Sul do Brasil

Kassiane Michel
Publicado em: 08/08/2024 às 14h:37
Publicidade

Temperaturas próximas de zero, geada e até neve marcarão o fim de semana. A partir desta quinta-feira (8), o Rio Grande do Sul enfrenta uma onda de frio, com madrugadas geladas e tardes com máximas pouco acima dos 10°C. A sensação térmica será ainda mais baixa devido a um ciclone, que traz ventos de até 70 km/h no decorrer desta sexta-feira (9). 

LEIA: ONDA DE FRIO: Vento de ciclone traz sensação térmica de -8,3°C ao RS; veja as temperaturas 

Geada está entre os fenômenos que serão registrados neste fim de semana | abc+



Geada está entre os fenômenos que serão registrados neste fim de semana

Foto: Iara Puntel/ Especial

O frio será causado por uma massa de ar frio. Nos próximos dias, essa massa vai derrubar as temperaturas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e mesmo em algumas áreas do Norte do Brasil com perspectiva de geada em vários estados.

O ar frio ingressa hoje em parte do Sul e do Centro-Oeste, mas se expande entre a sexta e o sábado. Essa não será tão intensa quanto as massas de ar frio do fim de junho e da primeira metade de julho, mas terá uma abrangência maior no território brasileiro.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para queda nas temperaturas até o sábado. Segundo o órgão, a onda de frio no Sul do Brasil fará com que as temperaturas fiquem até 5°C abaixo da média por um período de até 5 dias. O alerta laranja indica perigo.

Vento do ciclone aumenta a sensação de frio

No Rio Grande do Sul, um ciclone extratropical vai favorecer com que esse ar frio avance mais e com maior intensidade pelo interior do território. Com o vento, ar seco se espalha. Assim, o sol predomina nos próximos dias, com nuvens em alguns momentos.

LEIA TAMBÉM: IBGE: 444 crianças até 5 anos não tinham registro em cartório na região; veja números e o impacto

A MetSul Meteorologia explica que um ciclone extratropical vai trazer vento forte, com risco de rajadas intensas, no final desta semana. Na sexta-feira, o centro do ciclone se moverá no sentido Nordeste e estará na costa do RS, junto ao litoral sul. A tendência é que a área de baixa pressão perca força entre sexta e sábado.

O vento já atinge áreas do RS entre a tarde e a noite desta quinta. As rajadas se intensificam em grande parte dos municípios gaúchos na sexta com velocidade de 30 km/h a 50 km/h. No Sul e no Leste do Estado, podem chegar a 70 km/h.

Como ficarão as temperaturas?

Mesmo que o declínio das temperaturas já seja sentido na sexta, as madrugadas mais frias serão as do fim de semana. Marcas de um dígito são esperadas nas três capitais do Sul. 

Mínimas negativas são previstas nas áreas de maior altitude, em particular nos Campos de Cima da Serra e no Planalto Sul Catarinense. Grande parte dos municípios gaúchos e catarinenses terão mínimas ao redor ou abaixo de 5°C no fim de semana. Em Porto Alegre, o domingo pode começar com 6°C.

CONFIRA: Correios estão com inscrições abertas para vagas com salários de até R$ 6,8 mil 

Geada, neve e chuva congelada

Durante a onda de frio, o Sul pode ter o evento de geada mais abrangente deste ano. Conforme a MetSul, a geada atingirá muitas áreas, inclusive de estados do Sudeste. 

“Neve é fenômeno de difícil previsão no mundo inteiro e aqui ainda mais porque se trata de uma zona em que o fenômeno é pouco frequente. A neve pressupõe condições favoráveis tanto de temperatura como de precipitação e não basta fazer frio em superfície, mas também no perfil vertical da atmosfera até o seu ponto de formação”, diz a meteorologista Estael Sias, da MetSul.

Modelos analisados pela MetSul apontam uma baixa possibilidade de neve no Sul do Brasil. A atmosfera estará suficientemente fria para o fenômeno ocorra. Dessa forma, não se descarta a chance de neve nas áreas de maior altitude do Nordeste gaúcho, em particular nos Campos de Cima da Serra, e no Planalto Sul Catarinense, principalmente em cotas acima de 1000 m de altitude. O fenômeno pode ocorrer na sexta e no começo do sábado. Além disso, é possível que o Estado tenha chuva congelada em algumas áreas.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade