Além da instabilidade, o Rio Grande do Sul passará por uma onda de frio. Conforme a MetSul Meteorologia, uma massa de ar frio está ingressando no território gaúcho nesta sexta-feira (23) e avança para o Norte nas próximas horas, cobrindo toda a região Sul do País durante o fim de semana com baixa temperatura. Esse cenário favorece a possibilidade de cair neve.
A previsão da MetSul é que o fenômeno aconteça nos próximos três dias, entre sábado (24) e segunda-feira (26), no Estado e também em Santa Catarina. “Há uma chance baixa para o Planalto de Palmas, no Paraná, conforme a nossa análise”, enfatiza a empresa especializada em meteorologia.
Embora no começo de agosto tenha ocorrido registro de neve na região de São José dos Ausentes (RS) e São Joaquim (SC), se essa nova previsão se confirmar, a precipitação deve ser mais ampla e mais forte nessas regiões, que são as de maior altitude nos respectivos estados, conforme a MetSul.
Os meteorologistas estimam chance média a alta de precipitação invernal, seja chuva congelada ou neve fraca nas localidades de maior altitude. Os modelos da MetSul indicam a maior chance para o Planalto Sul Catarinense.
“A chance de precipitação invernal é média a alta em cotas acima de 1000 metros e alta acima de 1300 metros. Logo, acreditamos que deve nevar também nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, especialmente na área de São José dos Ausentes, mas não descartando o fenômeno em municípios como Bom Jesus, São Francisco de Paula, Jaquirana, Bom Jesus, Vacaria e outros”, aponta o prognóstico da MetSul.
Ainda no território gaúcho, em cotas de 600 metros a 1000 metros, o que inclui a Serra Gaúcha, não se descarta chuva congelada com eventual chance de neve, porém com possibilidade menor que nos Aparados, em pontos acima de 800 metros.
LEIA TAMBÉM