O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro alertas para o Rio Grande do Sul. O primeiro, válido desde o fim da tarde de domingo (11), é da cor laranja, que indica perigo, para uma nova onda de frio que atua no Estado.
FIQUE DE OLHO: Como o ciclone vai intensificar onda de frio no Rio Grande do Sul
Esse aviso, que é destinado a todo o território gaúcho e catarinense, além de se expandir para parte do Paraná, ficará ativo até as 11 horas de terça-feira (13). Segundo o órgão, o evento climático trará temperaturas 5°C abaixo da média por um período de três a cinco dias, o que pode causar riscos à saúde.
LEIA MAIS: Sensação térmica muito abaixo de zero marca o amanhecer de segunda-feira no RS
Já os outros três alertas são para queda de geada, com início na madrugada desta terça até as 8 horas. Dois deles são de cor amarela, destacando a situação como perigo potencial. Para estes – que englobam a região metropolitana, o Nordeste, o Noroeste, o Sudoste e o Centro Ocidental do Rio Grande do Sul, além do Sul de Santa Catarina – há risco leve de perda de plantações, visto que as temperaturas mínimas esperadas são de 3°C.
CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS
O quarto alerta para geada indica perigo, com risco de perda de plantações. Válido para quase todo o Estado (regiões Sudoeste, Sudeste Noroeste, Centro Ocidental, Centro Oriental e metropolitana) e também para Santa Catarina e Paraná, o aviso indica que as temperaturas mínimas nessas áreas devem ficar entre 0°C e 3°C.
VEJA TAMBÉM: Vai nevar no RS? Reforço de ar polar prolonga frio e marcas podem chegar a -7ºC nos próximos dias; confira
LEIA TAMBÉM