Uma nova onda de frio vai fazer com que as temperaturas despenquem no Sul, no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil nos próximos dias. Segundo a MetSul Meteorologia, há chance de geada e possibilidade de queda de neve em pontos mais altos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina em função da incursão de ar polar.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Os mapas analisados pelos meteorologistas mostravam ar mais frio avançando para o Rio Grande do Sul entre a quinta (22) e esta sexta-feira (23), mas a parte mais intensa do ar polar chega ao Sul do Brasil e avança para o Sudeste e o Centro-Oeste do território brasileiro no fim de semana.
Nesta sexta, o dia começou com chuva e temperaturas mais baixas do que nos últimos dias. Antes das 7 horas, segundo estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as mínimas eram de 7,9°C em Quaraí, 8,1°C em São José dos Ausentes, 10,3°C em Canela e 13,3°C em Campo Bom. Hoje as máximas sobem pouco e fgicarão perto dos 15°C na maior parte do RS.
Para a MetSul, “massas de ar frio de maior intensidade nesta altura do inverno não surpreendem”, visto que a maior nevada deste século no RS, em 2013, foi registrada justamente nos últimos dias do inverno meteorológico, no final de agosto.
ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Novamente, os estados da Região Sul do País serão os mais afetados pela incursão de ar frio. Cidades do Planalto sul de Santa Catarina e dos Campos de Cima da Serra gaúcha pode ter marcas congelantes, entre -5°C e -7°C.
“Serão vários dias seguidos com mínimas baixas no Sul do Brasil com as temperaturas mais frias previstas para o fim de semana e a primeira metade da semana, quando grande parte das cidades do Sul deve ter marcas abaixo dos 5°C e em muitas perto de 0°C”, diz a empresa de meteorologia.
Há possibilidade de geada na primeira metade da próxima semana, quando o tempo estiver aberto e mais seco sob ar frio.
O que é esperado para a região metropolitana?
As mínimas mais baixas na região metropolitana e na capital gaúcha são esperadas entre domingo (25) e a próxima quarta-feira (28). Na estação oficial do Jardim Botânico de Porto Alegre, devem cair a 6°C ou 7°C, mas no sul da cidade pode fazer 2°C ou 3°C. Essas mínimas são indicadas para vários pontos da capital.
Possibilidade de neve
A MetSul estima chance média a alta de precipitação invernal por conta da onda de frio, seja chuva congelada ou neve fraca. A probabilidade é que o fenômeno ocorra no domingo, nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Modelos apontam chance maior principalmente para o Planalto sul catarinense, na área de São Joaquim. A chance de precipitação invernal é média em cotas acima de 1.000 metros e alta acima de 1.300 metros.
Em cotas de 600 metros a 1.000 metros, o que inclui a Serra gaúcha, não se descarta principalmente chuva congelada com eventual neve em alguns pontos em cidades acima de 800 metros.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
-
Tags
- ABAIXO DE ZERO
- chuva congelada
- frente fria
- geada
- incursão de ar polar
- inverno
- massa de ar polar
- MetSul Meteorologia
- neve
- neve em gramado
- neve no rio grande do sul
- neve no rs
- nova onda de frio
- ONDA DE FRIO
- possibilidade de neve
- previsão do tempo
- temperaturas abaixo de zero
- TEMPERATURAS BAIXAS
- temperaturas negativas