Ainda é inverno, mas quem mora no Rio Grande do Sul pode até se perguntar se o verão já chegou por aqui. Afinal, a previsão do tempo aponta que os próximos dias terão máximas acima dos 35°C. O calor é mais intenso na Metade Norte gaúcha, onde já fez 37°C na segunda-feira. Nesta terça-feira (10), as temperaturas também serão extremas em outros municípios, como na Grande Porto Alegre.
A MetSul Meteorologia afirma que o sol aparece entre nuvens no RS nesta terça-feira, mas em muitas cidades o aspecto é de céu nublado devido à fumaça das queimadas da Amazônia que cobre o Estado. A fuligem é trazido por correntes de vento de Norte. Além disso, o sol está novamente alaranjado.
Hoje o calor, que estava limitado a municípios do Norte e do Noroeste, alcança grande parte do território gaúcho. Espera-se forte a intenso calor em vários pontos do Centro para o Norte gaúcho com máximas em muitas cidades, inclusive na Grande Porto Alegre, entre 30°C e 35°C. O Noroeste terá máximas acima de 35°C pelo terceiro dia seguido, segundo a MetSul.
Já na quarta-feira (11), as temperaturas variam entre 18°C e 31°C e o dia será nublado na região metropolitana. A partir de quinta-feira, os dias voltam aficar agradáveis e pode chover no RS.
Alerta do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que as temperaturas acima da média e com “risco à saúde” durem um período de cinco dias, ou seja, até a quinta-feira (12), último dia de vigência do alerta laranja (perigo).
LEIA TAMBÉM