Após um período com temperaturas mais amenas, chegando a fazer 10ºC em algumas cidades, é hora de guardar as roupas um pouco mais quentes. Isso porque o Rio Grande do Sul começa a enfrentar uma onda de calor, que ganha força nesta terça-feira (12), segundo a MetSul Meteorologia.
Apesar de iniciar hoje, as maiores temperaturas irão acontecer ao longo da semana, quando os termômetros podem chegar aos 40ºC em alguns municípios.
Na segunda-feira (11), as máximas mais quentes foram registradas em Santiago, com 33,8ºC, São Borja, 33,4ºC, e Uruguaiana, 32,7ºC. Santo Augusto e Campo Bom também entraram para a lista, com 32,6ºC e 32,3ºC, respectivamente, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Calor se intensifica
As temperaturas vão ficar ainda mais altas, já que o um ar mais quente está ingressando no Estado. As regiões Oeste e Campanha irão sentir mais o calor, que se intensifica principalmente entre Uruguaiana e Bagé, nesta terça-feira.
Já do Centro para o Oeste, a tarde pode ter até 37ºC em alguns pontos, conforme a MetSul. As temperaturas podem passar dos 35ºC em cidades da Campanha, vales e da Grande Porto Alegre. Porém, a capital gaúcha tem a previsão de 34ºC.
O calor estará no seu pico durante a quarta-feira (13) e quinta-feira (14), com máximas que podem atingir os 40ºC. Em Porto Alegre, os termômetros marcam entre 36ºC e 37ºC durante a quinta e de 37ºC a 39ºC na região Metropolitana.
Instabilidade
Embora faça sol predominantemente no RS, áreas de grande instabilidade que estão no Uruguai podem se espalhar em direção ao Estado, principalmente na sexta-feira (15).
Isso irá ajudar a impedir uma temperatura muito alta, podendo chover em algumas cidades. Mas o dia será abafado.
No começo da semana que vem, a chuva também se fará presente, mas a previsão é que isso apenas piore a sensação de abafamento. Isso porque a massa de ar quente se junta à umidade, deixando os dias desconfortáveis e favorecendo chuvas e temporais isolados.
LEIA TAMBÉM