ATENÇÃO!

ONDA DE CALOR: Temperatura pode chegar a 42ºC nesta semana e autoridades alertam para perigo à saúde

Alerta da Defesa Civil do RS vale até sexta-feira (17); confira os locais onde a temperatura fica mais alta e os dias de maior risco

Publicado em: 12/01/2025 10:08
Última atualização: 12/01/2025 10:13

O predomínio do sol e do calor no Rio Grande do Sul acende o alerta da Defesa Civil do Estado para a baixa umidade do ar. As regiões em estado de atenção incluem a Metropolitana, Oeste, Missões, Noroeste, Campanha, Centro, Vales, Costa Doce e parte do Sul.

PREVISÃO DO TEMPO: Inmet faz alertas para o Rio Grande do Sul nas próximas horas


Defesa Civil do Estado alerta para baixa umidade do ar Foto: Defesa Civil do RS

O aviso meteorológico é válido até esta sexta-feira (17). No domingo, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30% em áreas do Oeste e da Campanha. As temperaturas podem atingir máximas entre 33 °C e 38 °C.

A situação mais crítica para a região metropolitana está prevista para quarta-feira (15) e quinta-feira (16). Com máximas entre 34 °C e 42 °C, a onda de calor deve reduzir a umidade do ar para níveis entre 25% e 35%.

VEJA: O que esperar do clima em 2025? Saiba coincidência de todos os anos que terminaram em 5 desde 1955

Escassez de chuva

A falta de chuva agrava o cenário. De acordo com a MetSul Meteorologia, os volumes de precipitação na maior parte do Estado tendem a ser baixos até o final da próxima semana. Em alguns locais, como na região Oeste, pode não chover. "Estas pancadas isoladas de chuva que são passageiras devem se concentrar na Metade Norte gaúcha, como já vem ocorrendo, até o dia 15 deste mês", explica a MetSul.

LEIA TAMBÉM: Com escassez de chuva, companhias de água e saneamento voltam a falar sobre risco de desabastecimento

Na segunda quinzena de janeiro, a chuva deve retornar de forma irregular. "Como a atmosfera estará mais aquecida na semana que vem, cresce o risco de formação de nuvens muito carregadas que podem provocar chuva isolada de muito forte intensidade, capazes de gerar alagamentos", reforça a MetSul.

Cuidados com a baixa umidade do ar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera situação de alerta quando a umidade relativa do ar cai abaixo de 30%. Recomenda-se evitar atividades físicas ao ar livre nos períodos de maior calor, manter-se hidratado e redobrar os cuidados com crianças e pessoas enfermas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas