abc+

PREVISÃO DO TEMPO

ONDA DE CALOR: Sensação térmica de quase 50°C na Argentina pode atingir o RS?

Tendência é de que as temperaturas aumentem no Estado. Há dois alertas para onda de calor emitidos pelo Inmet

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 12/03/2024 às 16h:56 Última atualização: 12/03/2024 às 16h:57
Publicidade

Os argentinos sofrem sobre a influência de uma massa de ar extremamente quente associada a uma bolha de calor que atua no país nesta semana. Conforme a MetSul Meteorologia, algumas localidades tiveram sensação térmica que se aproximou dos 50°C no começo da semana. 

RS enfrenta mais uma onda de calor | abc+



RS enfrenta mais uma onda de calor

Foto: PAULO PIRES/GES

E o que já estava desconfortável pode piorar. A tendência, de acordo com os meteorologistas, é de que aumente ainda mais as temperaturas nos próximos dias no norte e nordeste da Argentina. A previsão é de que algumas cidades argentinas superem os 43°C, momento em que a sensação deve passar dos 50°C, com índices perigosos de calor para a saúde.

Onda de calor no RS

Essa massa de ar quente se estende ao Paraguai e ao Brasil com temperatura muito acima da média para o mês. A onda de calor já atinge a região sul do Brasil. Há dois alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o fenômeno, sendo um de amarelo e um laranja. O segundo, de perigo potencial, contempla ainda regiões do Mato Grosso do Sul.

Há risco para a saúde. As temperaturas devem ficar 5°C acima da média entre 3 e 5 dias. Enquanto um aviso tem vigência para as 18 horas de quinta (14), o outro segue até as 18 horas de sexta-feira (15), quando a instabilidade deve atingir o Rio Grande do Sul e baixar as temperaturas.

Vai ter sensação térmica de 50°C no RS?

Conforme o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SMN), a sensação térmica em Paso de los Libres, cidade que fica após o cruzamento da ponte com Uruguaiana, era de 47,5°C nesta terça-feira (12). Ou seja, é possível que a sensação térmica no Rio Grande do Sul fique ao redor ou acima dos 50°C no final desta semana – quando a onda de calor se deve se intensificar –, principalmente a oeste do Estado, onde a atmosfera vai estar mais úmida e pesada.
Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade