abc+

PREVISÃO DO TEMPO

ONDA DE CALOR: RS tem dois alertas para calor intenso com sensação térmica acima de 40°C nesta quinta-feira

Dia começou quente mas temperaturas podem beirar 40ºC na região

ico_abcmais_azul
Publicado em: 14/03/2024 às 08h:36 Última atualização: 14/03/2024 às 08h:38
Publicidade

O dia começou quente em grande parte do Rio Grande do Sul, mas a tendência é que as temperaturas aumentem, chegando aos 40ºC em partes do Estado, nesta quinta-feira (14). O calor pode ser tão intenso que há dois alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Dia começou quente em grande parte do RS, mas tendência é que temperaturas aumentem | abc+



Dia começou quente em grande parte do RS, mas tendência é que temperaturas aumentem

Foto: PAULO PIRES/GES

As temperaturas têm aumentado consideravelmente nos últimos dois dias por conta de uma massa de ar quente que está se intensificando sobre o Estado. Em alguns locais do RS, a sensação térmica será acima de 40°C durante o dia, algo incomum para março, segundo a MetSul Meteorologia.

As cidades que irão registrar as maiores máximas são das regiões Serra, Noroeste, Oeste, Centro, Campanha, Sul, Vales e a Grande Porto Alegre, de 35ºC até 38ºC. Em Porto Alegre, “será um dos dias mais quentes do verão astronômico de 2023-2024”, informa o portal de meteorologia.

Temperaturas da região

No Vale do Sinos, o dia começa com 29ºC e segue até 36ºC. A Serra gaúcha é onde as máximas serão menores, com 34ºC e mínimas de 15ºC. O litoral norte também segue nos 36ºC, com as temperaturas podendo baixar até 22ºC.

Já no Caí, um calor mais intenso alcança as cidades, com 37ºC e mínima de 20°C. Apesar disso, Paranhana é o local com as maiores temperaturas, chegando aos 38ºC, mas podendo descer até 20°C.

Alertas

O RS tem dois alertas para onda de calor durante o dia. Começando na segunda-feira (11), o laranja vai até até as 18 horas de sexta-feira (15), avisando que há risco à saúde e as temperaturas estarão 5ºC acima da média.

Ele afeta também parte de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. No Estado, o Sudoeste, Noroeste, Centro Ocidental e Oriental, região Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste e Nordeste.

Já o amarelo começou na terça-feira (12) e indica um leve risco à saúde pelos mesmos motivos. Ele afeta a região Metropolitana de Porto Alegre, o Sudeste e o Nordeste.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade