Horas após emitir um alerta amarelo para parte do Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta, desta vez na cor laranja, que indica perigo e válido por mais tempo. O aviso, que segue até as 18 horas de sexta-feira (15), indica que uma onda de calor afetará parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
O Inmet prevê temperatura 5°C acima da média por um período de 3 a 5 dias, a partir da tarde desta segunda-feira (11).
?? #Atenção: Previsão de onda de calor, de hoje (11) até a próxima sexta-feira (15), em áreas do MS, SP, PR, SC e RS. As temperaturas máximas devem ficar 5°C acima da média por um período de três a cinco dias consecutivos.
???? Confira ???? https://t.co/946Rk2GUtt#ondadecalor pic.twitter.com/kmPe643C7f
— INMET (@inmet_) March 11, 2024
A MetSul Meteorologia também diz que o calor intenso vai predominar nesta semana, com máximas perto dos 40°C.
Previsão do tempo para a semana no Rio Grande do Sul
O início desta segunda-feira foi marcado por neblina, mas o sol logo apareceu e vai predominar durante todo o dia. Apesar das temperaturas agradáveis da manhã, na casa dos 20°C, o calor chega à tarde e pode fazer 32°C na Grande Porto Alegre e 34°C no Oeste e no Noroeste.
A terça-feira (12) será mais um dia com o predomínio do sol. Uma massa de ar quente se intensifica e o dia será calor acima da média para março, com máximas de 35°C em Porto Alegre e de 38°C no Oeste.
A quarta-feira (13) ainda terá sol, mas entre nuvens. Há risco de chuva no extremo Sul gaúcho. O calor intensifica e as máximas ficarão acima dos 35°C, com possibilidade de 38°C nos vales.
A quinta-feira (14) terá sol entre nuvens, mas a nebulosidade aumenta na fronteira com o Uruguai e no extremo Sul gaúcho, com risco de chuva. O dia será o mais quente da semana, com 37°C em Porto Alegre e 40°C em pontos do Oeste, Centro e até da Metade Sul.
Na sexta-feira (15), a instabilidade avança para o RS e causa chuva na maioria das regiões, com chance de temporais. Assim, as máximas ficam na casa dos 30°C.
LEIA TAMBÉM