Depois do frio, o calor. Essa é a previsão para os próximo dias, não só no Rio Grande do Sul, mas em todas as regiões do país. As altas temperaturas serão influenciadas por uma bolha de calor, que, conforme a Metsul Meteorologia, deve se estender de Norte a Sul do Brasil.
No Sul, o calor será maior nos estados de Santa Catarina e Paraná, onde um número maior de cidades devem registrar máximas elevadas. No Oeste, Noroeste e Norte do Paraná, por exemplo, os termômetros podem superar os 35°C, se aproximando dos 39°C.
PREVISÃO DO TEMPO: Novos episódios de frio? Confira como será o restante do inverno no Rio Grande do Sul
Já os gaúchos podem ter uma sensação menor, sendo um caso à parte no Brasil. Apesar do clima mais quente, dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que as máximas não devem ultrapassar os 26°C na Grande Porto Alegre. A temperatura sobe na segunda-feira (19), com máxima de 30°C no Leste do Estado.
O episódio não surpreende os meteorologistas, mesmo que ocorra durante o inverno. Isso pelo fato do auge da seca ser registrado nesta época do ano. No que se refere às regiões mais quentes, a tendência é de que o centro da bolha de calor fique situado no Centro-Oeste, em especial no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
? #Atenção: Previsão de onda de calor, entre amanhã (16) até o dia segunda-feira (19), em áreas do RS, SC, SP, RJ, MG, GO, MT, RO e em todo o estado do PR e MS. A temperatura pode ficar 5ºC acima da média por um período de 2 a 3 dias. pic.twitter.com/GT3KzhEEvK
— INMET (@inmet_) August 15, 2024
A Metsul explica que a formação da bolha de calor está associada a um padrão de bloqueio atmosférico, com um uma área de tempo muito seco e quente, reduzindo a umidade.
LEIA TAMBÉM