ALERTA LARANJA
CALOR: Confira quais cidades gaúchas devem ter temperaturas acima dos 40°C nos próximos dias
Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta que significa perigo devido ao calor
Última atualização: 14/12/2023 10:38
A onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul deve elevar ainda mais as temperaturas nos próximos dias. Nesta quinta-feira (14), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para o Estado, que significa perigo devido ao calor.
FIQUE BEM-INFORMADO: FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Conforme o Inmet, a previsão indica o ápice para o final de semana, principalmente no domingo (17). “Uma forte massa de ar quente ganha força nos próximos dias em grande parte do centro-sul do Brasil, com destaque para a temperatura máxima do fim de semana, que podem passar dos 40°C”, comunicou o instituto.
A meteorologia aponta para ao menos 10 municípios com previsão de temperaturas acima dos 40°C. O destaque fica por conta de Alto Feliz, no Vale do Caí, onde os termômetros devem marcar 43°C. Campo Bom, no Vale do Sinos, considerada a cidade mais quente do Estado, pode chegar aos 42°C.
Em Novo Hamburgo, São Leopoldo, Porto Lucena e Porto Alegre, as máximas serão de 41°C, a mesma temperatura de Osório, no Litoral Norte. A diferença fica por conta da umidade, que deixa a sensação térmica mais amena em regiões litorâneas.
Alerta da OMS
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a elevação da temperatura tende a diminuir a umidade do ar, o que pode agravar problemas respiratórios. Outra situação de risco é a desidratação, ou seja, a OMS indica a necessidade de beber bastante água durante o dia.
Outras cidades
Além dos seis municípios citados, outros quatro também podem ultrapassar os 40°C: Quevedos, Pinhal Grande, Novo Tiradentes e Santa Tereza.