Imagens que circulam nas redes sociais mostram uma onça-parda, também conhecida como Puma, caminhando por uma área de campo aberta. Além disso, um cavalo havia sido atacado, com as orelhas arrancadas, ferimentos no pescoço e membros sangrando.
A cena chocou os moradores de Taquara, no Vale do Paranhana. O vídeo começou a ser compartilhado com informações de que o ataque havia acontecido na área rural do município. Afinal, Pumas são vistos em diversas regiões do Rio Grande do Sul.
VÍDEO: Elefante-marinho adulto chama a atenção de veranistas no litoral norte
No entanto, apesar da repercussão e do susto, a Defesa Civil de Taquara emitiu uma nota na manhã desta segunda-feira (6), desmentindo que o fato tenha acontecido na cidade. “O fato relatado é verdadeiro, mas o incidente na realidade aconteceu em São Paulo.”
Conforme o órgão, moradores encaminharam centenas de mensagens questionando sobre o ataque. O coordenador Alessandro Santos pediu calma à população e reiterou que as equipes estão disponíveis para atender as necessidades da comunidade.
Local do ataque
Ao contrário do que era compartilhado nas redes sociais, o ataque do felino não aconteceu no Rio Grande do Sul, e sim no município de Salto de Pirapora, interior de São Paulo. Segundo relatos do Jornal da Cidade, o cavalo inclusive precisou ser sacrificado devido aos ferimentos.
A Puma também teria sido vista recentemente com filhotes na mesma região. Autoridades da cidade paulista afirmaram que ataques de onças a seres humanos são raros, já que os animais evitam contato com pessoas.
LEIA TAMBÉM