CULTURA

OKTOBERFEST: Entenda a história por trás dos trajes pretos das soberanas

Vestidos escuros marcam o bicentenário da imigração alemã no Brasil

Publicado em: 17/07/2024 13:02
Última atualização: 17/07/2024 13:03

A apresentação dos trajes oficiais das soberanas da Oktoberfest de Igrejinha sempre é um momento aguardado pela comunidade. Este ano, os vestidos pretos com detalhes em renda e pontos de luz simbolizam não apenas a elegância, mas também a história dos 200 anos da imigração alemã no Brasil.

LEIA TAMBÉM: Conheça os trajes de passeio das soberanas

traje oficial das soberanas da 35ª Oktoberfest de Igrejinha.Cleiton Miguel
traje oficial das soberanas da 35ª Oktoberfest de Igrejinha.Cleiton Miguel

As vestimentas, já usadas pela rainha Roberta Klein e pelas princesas Tainá dos Santos e Daniela Coitinho Hachenher, durante a escolha das soberanas da 39ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, desempenham um papel fundamental na promoção e preservação das tradições germânicas.

ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

A elegância do preto e da renda

Desenvolvidos pelos especialistas em trajes típicos alemães, Wilney e Rejane Haberkamp da Rewil Confecções, os trajes apostam na elegância do preto.

A escolha da cor não é aleatória. Presente na bandeira da Alemanha, o preto representa as condições vividas pelos imigrantes e honra os antepassados que construíram e lutaram pelo país.

FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

"Em algumas regiões da Alemanha, muitas mulheres casavam-se de preto. Essa cor é a mistura de todos os pigmentos, sendo considerada poderosa, neutra e adequada para a realeza, por ser normalmente associada à elegância e força", explica Wilney.

Wilney detalha que o corpo do vestido é inspirado nos espartilhos muito usados até o século XIX, caracterizados pelas cordas nas costas para modelar o corpo. Esse trançado também remete aos trajes alemães, embora normalmente seja usado na frente.

Um tributo aos antepassados

Roberta Klein, a rainha da 35ª Oktoberfest de Igrejinha, destaca a importância dos trajes. "Os trajes das soberanas sempre são carregados de história e simbologia, e neste ano não seria diferente. Sou designer e sei como é importante termos uma base sólida por trás de toda criação. Achei incrível o nosso vestido oficial, todos os detalhes de tecidos e pedrarias o deixam ainda mais elegante", afirma Roberta.

Ela completa: "Este ano, celebramos o bicentenário da imigração alemã no Brasil e através dos nossos trajes, honramos e preservamos a história de todos que bravamente abandonaram a sua terra, vida e famílias para construir uma história em uma terra desconhecida."

Saiba mais

A 35ª Oktoberfest de Igrejinha ocorrerá de 11 a 20 de outubro de 2024, no Parque de Eventos Almiro Grings, localizado na Rua Arlindo Geis 255. Os ingressos já estão disponíveis e podem ser adquiridos através do site oficial www.oktoberfest.org.br.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas