abc+

CULTURA

OKTOBERFEST: Entenda a história por trás dos trajes pretos das soberanas

Vestidos escuros marcam o bicentenário da imigração alemã no Brasil

Giordanna Vallejos
Publicado em: 17/07/2024 às 13h:02 Última atualização: 17/07/2024 às 13h:03
Publicidade

A apresentação dos trajes oficiais das soberanas da Oktoberfest de Igrejinha sempre é um momento aguardado pela comunidade. Este ano, os vestidos pretos com detalhes em renda e pontos de luz simbolizam não apenas a elegância, mas também a história dos 200 anos da imigração alemã no Brasil.

LEIA TAMBÉM: Conheça os trajes de passeio das soberanas



As vestimentas, já usadas pela rainha Roberta Klein e pelas princesas Tainá dos Santos e Daniela Coitinho Hachenher, durante a escolha das soberanas da 39ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, desempenham um papel fundamental na promoção e preservação das tradições germânicas.

ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

A elegância do preto e da renda

Desenvolvidos pelos especialistas em trajes típicos alemães, Wilney e Rejane Haberkamp da Rewil Confecções, os trajes apostam na elegância do preto.

A escolha da cor não é aleatória. Presente na bandeira da Alemanha, o preto representa as condições vividas pelos imigrantes e honra os antepassados que construíram e lutaram pelo país.

FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

“Em algumas regiões da Alemanha, muitas mulheres casavam-se de preto. Essa cor é a mistura de todos os pigmentos, sendo considerada poderosa, neutra e adequada para a realeza, por ser normalmente associada à elegância e força”, explica Wilney.

Wilney detalha que o corpo do vestido é inspirado nos espartilhos muito usados até o século XIX, caracterizados pelas cordas nas costas para modelar o corpo. Esse trançado também remete aos trajes alemães, embora normalmente seja usado na frente.

Um tributo aos antepassados

Roberta Klein, a rainha da 35ª Oktoberfest de Igrejinha, destaca a importância dos trajes. “Os trajes das soberanas sempre são carregados de história e simbologia, e neste ano não seria diferente. Sou designer e sei como é importante termos uma base sólida por trás de toda criação. Achei incrível o nosso vestido oficial, todos os detalhes de tecidos e pedrarias o deixam ainda mais elegante”, afirma Roberta.

Ela completa: “Este ano, celebramos o bicentenário da imigração alemã no Brasil e através dos nossos trajes, honramos e preservamos a história de todos que bravamente abandonaram a sua terra, vida e famílias para construir uma história em uma terra desconhecida.”

Saiba mais

A 35ª Oktoberfest de Igrejinha ocorrerá de 11 a 20 de outubro de 2024, no Parque de Eventos Almiro Grings, localizado na Rua Arlindo Geis 255. Os ingressos já estão disponíveis e podem ser adquiridos através do site oficial www.oktoberfest.org.br.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade