Um dia ensolarado acompanhou o desfile oficial da 35ª Oktoberfest de Igrejinha neste sábado (12). As ruas da cidade lotaram com o público que prestigiou o primeiro final de semana da grande festa germânica. A programação, que vai até o dia 20 de outubro, espera receber mais de 200 mil pessoas.
CONFIRA: Tempo de intervalo entre os trens tem alteração no feriado de Dias das Crianças
“Na enchente de maio, Igrejinha teve 80% da cidade atingida e o nosso parque foi duramente afetado. Para estar aqui, a comunidade se uniu e reconstruiu toda a cidade e o parque”, afirma a rainha da festa, Roberta Klein.
FIQUE POR DENTRO: OKTOBERFEST: Fim de semana tem show de Hugo & Guilherme e Tenente Cascavel em Igrejinha; veja a programação completa
Reconhecida como a capital estadual do voluntariado, o apoio dos moradores de Igrejinha foi fundamental para a realização do evento. “Nossa festa tem mais de três mil voluntários. Essa é a essência do igrejinhense, algo que carregamos dos nossos antepassados”, destaca Roberta.
LEIA TAMBÉM: Corrida Kids em Estância Velha reúne mais de 300 crianças
Além disso, a 35ª edição da Oktoberfest também celebra os 60 anos de história de Igrejinha e o bicentenário da imigração alemã no Brasil. “Para nós, a Oktoberfest está sendo muito especial porque depois de tudo que aconteceu estamos celebrando duas grandes e históricas datas”, pondera a princesa Tainá dos Santos.
Famílias típicas
Os trajes típicos germânicos são comuns na Oktoberfest. As famílias aproveitam o evento para virem vestidos com roupas que celebram a cultura alemã. Moradores de Igrejinha há seis anos, a técnica de enfermagem Luana Castro, de 28 anos, e o marceneiro Ismael Bertol, 30, têm como tradição trazer a filha Betina, 4, ao evento.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
“É muito emocionante e contagiante, e ela [a filha] adora a festa. Então, a gente aproveita para fazer parte”, afirma Luana.
Quem também não perde uma Oktoberfest é o casal de empresários Alex da Veiga, 38, e Patrícia da Veiga, 34. Acompanhados da pequena Clara, 4, a família de Igrejinha comemora a realização da festa.
“É uma expectativa anual, e principalmente neste ano com a questão da enchente e toda a superação que tivemos. A comunidade toda se reuniu em prol de reconstruir o que foi estragado e poder realizar o evento”, disse Alex.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags