IGREJINHA

OKTOBERFEST: Conheça os trajes de passeio das soberanas

Cidade do Vale do Paranhana decidiu manter data da 35ª edição

Publicado em: 25/06/2024 14:45
Última atualização: 25/06/2024 14:46

A comunidade conheceu o traje de passeio das soberanas da 35ª Oketoberfest de Igrejinha no último fim de semana. As peças foram feitas com o objetivo de contar a história da imigração alemã até os dias de hoje – ano da comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã e os 60 anos da cidade do Vale do Paranhana.

Trajes de passeio das soberanas da 35ª Oktoberfest de IgrejinhaGiciole Miranda
Trajes de passeio das soberanas da 35ª Oktoberfest de IgrejinhaGiciole Miranda

Os vestidos da rainha Roberta Klein e das princesas Tainá dos Santos e Daniela Coitinho Hachenher, acompanharão a corte durante o período de divulgação e realização da maior festa comunitária do Brasil e foram estreadas pelas representantes na participação da escolha das soberanas da 7ª Dezemberfest, em Nova Hartz.

Os trajes de passeio foram desenvolvidos pela estilista Sonia Maria Kaefer e confeccionados pela empresa Sonia Moden Haus de Igrejinha. A estilista explica que o maior desafio foi conseguir transcrever “o antigo para o novo”.

“Queríamos contar a história da Imigração, lembrando o início de tudo e, ao mesmo tempo, fazer um traje leve e harmônico para os dias de hoje”, relata Sonia.

Ricos em detalhes

Para enfatizar o tema deste ano, “Uma linda história, uma grande festa”, Sonia explica que a inspiração dos trajes de passeio vem das vestimentas germânicas que contam a história. “Era usado um vestido com blusa e avental, chamado dirndl, uma tradição da cultura alemã que seguimos com muita paixão na Oktoberfest, redesenhado para os dias atuais”, contextualiza.

Tecidos nobres como o tafetá e detalhes na borda da saia em um tom de prata velho puxando para um rosado marcam os trajes. Conforme a organização, na saia, o veludo vermelho destaca a alegria que se espera da festa, em uma peça ampla com pregas, detalhes de fitas trabalhadas à mão e bordados de pérolas, detalhe muito usado no passado e chamado handgefertigt, também presente no decote do vestido.

O corpo do traje é bordado com um desenho para combinar com a renda do avental e fazendo assim um compose. Já as blusas são confeccionadas em tecido leve com mangas curtas bufantes em musseline em um tom furta-cor rosado. A de manga longa, por sua vez, é em crepe branco com mangas amplas e detalhes de renda fazendo um entremeio e com acabamento de renda e botões de pérolas nos punhos.

Data mantida

Na primeira semana de junho, após a maior catástrofe da história do Rio Grande do Sul, o presidente da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest), Egon Wallauer, garantiu que o evento será realizado de 11 a 20 de outubro de 2024, no Parque de Eventos Almiro Grings (Rua Arlindo Geis 255).

“A nossa festa de outubro desempenha um papel significativo na economia local, proporcionando diversos benefícios para o município e região no que diz respeito ao turismo, comércio, empregos temporários, promoção da cidade, injeção de recursos, além de movimentar os profissionais de eventos e artistas, bem como distribuir o resultado financeiro para mais de 90 entidades sociais e culturais”, relembra o presidente.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas