A comunidade conheceu o traje de passeio das soberanas da 35ª Oketoberfest de Igrejinha no último fim de semana. As peças foram feitas com o objetivo de contar a história da imigração alemã até os dias de hoje – ano da comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã e os 60 anos da cidade do Vale do Paranhana.
Os vestidos da rainha Roberta Klein e das princesas Tainá dos Santos e Daniela Coitinho Hachenher, acompanharão a corte durante o período de divulgação e realização da maior festa comunitária do Brasil e foram estreadas pelas representantes na participação da escolha das soberanas da 7ª Dezemberfest, em Nova Hartz.
Os trajes de passeio foram desenvolvidos pela estilista Sonia Maria Kaefer e confeccionados pela empresa Sonia Moden Haus de Igrejinha. A estilista explica que o maior desafio foi conseguir transcrever “o antigo para o novo”.
“Queríamos contar a história da Imigração, lembrando o início de tudo e, ao mesmo tempo, fazer um traje leve e harmônico para os dias de hoje”, relata Sonia.
Ricos em detalhes
Para enfatizar o tema deste ano, “Uma linda história, uma grande festa”, Sonia explica que a inspiração dos trajes de passeio vem das vestimentas germânicas que contam a história. “Era usado um vestido com blusa e avental, chamado dirndl, uma tradição da cultura alemã que seguimos com muita paixão na Oktoberfest, redesenhado para os dias atuais”, contextualiza.
Tecidos nobres como o tafetá e detalhes na borda da saia em um tom de prata velho puxando para um rosado marcam os trajes. Conforme a organização, na saia, o veludo vermelho destaca a alegria que se espera da festa, em uma peça ampla com pregas, detalhes de fitas trabalhadas à mão e bordados de pérolas, detalhe muito usado no passado e chamado handgefertigt, também presente no decote do vestido.
O corpo do traje é bordado com um desenho para combinar com a renda do avental e fazendo assim um compose. Já as blusas são confeccionadas em tecido leve com mangas curtas bufantes em musseline em um tom furta-cor rosado. A de manga longa, por sua vez, é em crepe branco com mangas amplas e detalhes de renda fazendo um entremeio e com acabamento de renda e botões de pérolas nos punhos.
Data mantida
Na primeira semana de junho, após a maior catástrofe da história do Rio Grande do Sul, o presidente da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest), Egon Wallauer, garantiu que o evento será realizado de 11 a 20 de outubro de 2024, no Parque de Eventos Almiro Grings (Rua Arlindo Geis 255).
“A nossa festa de outubro desempenha um papel significativo na economia local, proporcionando diversos benefícios para o município e região no que diz respeito ao turismo, comércio, empregos temporários, promoção da cidade, injeção de recursos, além de movimentar os profissionais de eventos e artistas, bem como distribuir o resultado financeiro para mais de 90 entidades sociais e culturais”, relembra o presidente.
LEIA TAMBÉM