ECONOMIA

Oito mil empresas foram atingidas pela enchente em São Leopoldo, segundo a Prefeitura

Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Leopoldo apresenta estimativa de impacto

Publicado em: 24/05/2024 03:00
Última atualização: 24/05/2024 10:12

A maior enchente da história atingiu cerca de 8 mil empresas em São Leopoldo, conforme o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Mário Rosito. Empresas de diferentes bairros e do Centro foram afetadas.

Reunião com representantes de entidades empresariais Foto: Divulgação/Prefeitura de São Leopoldo

"CNPJs atingidos, com certeza, diretamente com a água que inundou os estabelecimentos ou indiretamente com funcionários sendo afetados e ou com restrição de operação", afirma Rosito. "E o número pode ser ainda maior, se contabilizados impactos que há com fornecedores." Segundo ele, o Município tem cerca de 17 mil CNPJs ativos.

Conforme Rosito, para auxílio existe medida provisória do governo federal com linhas especiais de crédito. "E em São Leopoldo já temos um rol de solicitações para o governo federal para ajudar as empresas com recurso não reembolsável. "Temos a proposta, não sabemos se será aprovada, mas estamos solicitando o auxílio", diz Rosito.

Nesta semana, o prefeito Ary Vanazzi e o assessor especial do Gabinete do Prefeito, Nelson Spolaor, receberam representantes de entidades e sindicatos empresariais - como Sindimetal, Sindilojas, Acist e CDL e também do Sebrae - para tratar da situação.

Nesta sexta-feira (24), a Câmara Temática de Desenvolvimento da Indústria se reúne. "A Câmara de Indústria é o fórum para o setor produtivo se reunir para discussões por onde e como fazer a reconstrução. No fórum vai haver a interlocução com o poder público municipal", destaca Rosito. "Será necessário um processo de alianças para poder ultrapassar este momento de crise inigualável na história".

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas