A Secretaria de Proteção Animal (Sempa) realizou mais uma edição de seu espaço de adoção de pets abrigados no Canil Municipal, no sábado (1º). Vinte animais, entre cães e gatos adultos e filhotes, estiveram disponíveis para encontrar um novo lar na ação, que aconteceu no Centro de São Leopoldo. No total, oito filhotes foram adotados.
Moradora do bairro Santos Dumont, Denise Corrêa, 28 anos, foi à feira com o marido Daniel, e as filhas Júlia, 14, e Mirella, 11, especialmente para adotar um gatinho que já tinha visto nas redes sociais da Sempa. Como ele já havia sido adotado, ela optou por levar pra casa outros dois filhotes irmãos.
“Já temos dois cachorros. Sou apaixonada por animais e acho gatos tão comunicativos. Sempre tive gatinhos, desde criança, e nos últimos anos não tivemos mais, e eu queria que elas (filhas) tivessem contato com eles”, disse.
O casal Francine Silva e Lucas Duarte, ambos de 25 anos, saíram do bairro Campestre para escolher o novo integrante da família na feira. “Queríamos um filhote, pois já temos um gatinho e queríamos um cachorrinho para se dar bem com ele”, contou Francine, destacando que costumam, de fato, adotar animais e não comprar. “Buscamos adotar mesmo. O gatinho que temos também adotamos”, comentou ela, enquanto segurava a cachorrinha escolhida.
LEIA TAMBÉM
Canil Municipal está com 215 animais
Presente na ação, o titular da Sempa, Walter Verbist, lembrou que o canil abriga atualmente 215 animais, e que vem recebendo algumas melhorias, como a reforma das portas dos espaços onde os cães ficam, em parceria com a Stihl, e a entrega da área de recreação para os cachorros, visando a melhora na qualidade de vida deles. Nos próximos dias, segundo o secretário, a Sempa também vai debater um projeto de reforma do canil com a Prefeitura.
“Eles já têm o projeto, só temos que ver se ficou tudo de acordo, e provavelmente vamos divulgar, no final de abril, a licitação para reformar todo o canil. Com isso, estaremos com uma situação um pouco melhor para a segurança dos animais”, colocou Verbist. Veterinária do canil, Thaís Calvi Arend é responsável pelo cuidado com os animais, inclusive os que chegam doentes ou vítimas de maus-tratos ao lugar. Ela destaca que além dos já abrigados e dos recolhidos para se recuperarem, a equipe também cuida de filhotes abandonados, que não podem ficar junto com os adultos e, por isso, são recolhidos em espaço apropriado na Sempa.
“Tentamos não colocar eles lá (no canil), porque dá bastante incidência de animais que não temos histórico e a imunidade do filhote é muito baixa e eles ficam doentes mais facilmente”, explicou.
- Categorias
- Tags