CULTURA
Oito casarões históricos de Novo Hamburgo recebem placas de informações com QR Code
Segunda rodada de instalações será ainda neste ano, em data a ser definida
Última atualização: 06/12/2024 17:15
Um resumo da história de casarões históricos está disponível na parte externa de espaços em Novo Hamburgo. Oito de 16 placas acrílicas de identificação, com informações sobre os locais, curiosidades e um QR Code direcionando para a página específica do prédio no site do Turismo.
Na manhã desta sexta-feira (6), a aposentada Karina Gammert, 62 anos, e seu filho, o supervisor bancário, Leonardo Gammert, 31, passavam na Avenida Daltro Filho. Em frente a Casa Schmitt-Presser, localizada ao lado da Fundação Scheffel, conferiram que as informações.
Leonardo testou o QR Code, que consta em todas as placas, e leu mais detalhes sobre os casarões. Sua mãe acha importante as informações e espera que as placas não sofram vandalismo. "Eu acho bonita, ela mostra muito bem as informações da parte histórica dessa região aqui de Hamburgo Velho, mas me preocupa um pouco com o vandalismo, que é uma constante nos centros urbanos. Se tiver vandalismo, que a polícia consiga pegar pessoas para que prestem serviços para comunidade", salienta.
O curador da Fundação Scheffel, Angelo Reinheimer, sublinha que, desde o primeiro dia da colocação, pessoas pararam em frente ao prédio para ler a placa e algumas fizeram o QR Code. "A iniciativa significa a valorização da cultura e história, feita por quem entende do assunto", acrescenta, citando o Sebrae, CDL e Secretaria de Turismo.
Os locais onde estão instaladas as placas, cuja iniciativa é uma parceria da Secretaria da Cultura e a Diretoria de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, são a Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, Casa da Lira, Casa das Artes, Casa de Cultura Dalilla Sperb, Casa Ody, Casa Schmitt-Presser, Espaço Cultural Albano Hartz e Fundação Scheffel.
A Secult informa que a segunda rodada de instalações será ainda neste ano, em data a ser definida. No entanto, ainda não há liberação da listagem das próximas casas.