Para que time você torce? Quanto custa uma lata de tinta? Há quanto tempo você deixa o bigode crescer? Essas foram algumas das perguntas que o artista Rafael Jung, 39 anos, respondeu para a gurizada de Santa Maria do Herval.
Na manhã desta quinta-feira (18), a programação da 24ª Karfoffelfest (Festa da Batata) foi dedicada para os estudantes com a realização de uma oficina de grafite no Centro de Eventos.
Cerca de 250 alunos de turmas finais do ensino fundamental e do ensino médio de quatro escolas participaram da atividade com Jung e sua equipe. Foram disponibilizados 15 painéis para a garotada grafitar em grupo, divididos por colégio. Ao final do evento, o profissional finalizou todas as peças com uma palavra escrita em letra vazada. Os painéis agora serão expostos nas escolas.
“A gente orientou que eles preenchessem com símbolos e letras”, explica o grafiteiro. Stephani Koch, 13 anos, aluna do 7º ano da Escola Amizade, curtiu a pintura e o bate-papo. “Foi ótimo participar. Ele é muito legal”, comentou.
Já Ana Paula Fröelich Moura, 12, da mesma turma de Stefani, também gostou da experiência. “Eu achei muito legal, pois isso foi uma novidade, uma coisa que nunca tinha feito antes”, disse. Daiane Kappes Tempass, 11, aluna do 6.º ano, também fez questão de elogiar a oficina. “Foi muito divertido. Gostei muito”, falou.
Os jovens primeiro fizeram a parte prática e depois conheceram um pouco da trajetória de Jung, natural de Novo Hamburgo, que há 20 anos trabalha com grafite, já expôs na Europa e tem trabalhos pelo mundo inteiro.
Em 2022, Jung marcou presença no Salão Internacional de Arte Contemporânea de Bruxelas, na Bélgica.
O artista também é o criador de Panito, um personagem com cabeça de boneco de neve, olhos de bolas de gude e bigode, que é marca registrada no visual de Jung. “Faz oito anos que deixo meu bigode crescer”, respondeu o artista para a plateia.
Segundo ele, sua arte ganha vida no local é solicitada, sendo que 60% dos seus trabalhos são para empresas e 40% para residências. “Eu acho que um quadro nunca fica pronto, por isso a gente tem que estipular um tempo, daí a hora que parou, terminou”, refletiu com os estudantes.
Conforme a secretária municipal de Educação, Margarete Capeletti Lechner, a oficina de grafite foi uma alternativa criativa para a ausência do parque de diversões na festa. “E deu super certo, pois eles adoraram, foi excelente a participação”, avaliou.
A ação foi em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) que ainda levou para a Karfoffelfest as peças “Rolê – A gente se entende”, da Cia Garagem de Teatro e “Se correr o lixo pega, se ficar o lixo come”, do Grupo de Teatro Velho do Saco, sendo esta voltada para o público infantil.
LEIA TAMBÉM
Programação da Kartoffelfest
Para os apreciadores da culinária germânica, este é o último final de semana da 24ª Kartoffelfest, que tem como estrela a batata, ingrediente típico nas receitas trazidas pelos imigrantes alemães.
Nos três dias, os portões do evento abrem às 9h30 e reservam bandinhas típicas, dança, chope, e o tradicinal bolinho de batata. Também tem feira de indústria e comércio e exposição de máquinas e equipamentos agrícolas. Além disso, os restaurantes do município servirão almoço colonial ao meio-dia no final de semana.
Nesta sexta-feira (19), das 13h30 às 17h30, tem baile do Grupo da 3ª idade Amizade, com animação do Musical Novo Encontro, e ingressos a 12 reais. Já à noite, com entrada gratuita, das 18h30 às 20h45, a animação é da Banda Castellu’s, e a partir das 21 horas, Banda Brilha Som.
No sábado (20), às 9h30, a abertura fica por conta do Encontro de Grupos Folclóricos Alemães Infanto-Juvenil. A partir das 13h30, o baile não para, com animação da Banda Baila Baila, Os Atuais, Corpo e Alma, Super Banda Santa Cruz, Augusto e Rafael e DJ Cleinton, encerrando às 3 horas do dia seguinte.
No domingo (21), as atrações começam às 13 horas, com Grupo Folclórico Teewald, Banda Silvercom, Rainha Musical e Banda Champion. No sábado e domingo o acesso à festa tem ingresso de 15 reais.