abc+

MADRUGADA DE FRIO

"Ocorreu percepção da comunidade de que seria ocorrência de neve": Vídeo flagra forte neblina em Taquara

Como explica o professor Fernando Jung, a quinta-feira teve neblina, mas a cidade não registrou frio suficiente para neve; entenda

Kassiane Michel
Publicado em: 30/05/2024 às 15h:12 Última atualização: 30/05/2024 às 15h:12
Publicidade

Moradores de Taquara, no Vale do Paranhana, relataram presença de neve em pontos da cidade na manhã desta quinta-feira (30). “Ocorreu percepção da comunidade de que seria ocorrência de neve”, comenta o professor Fernando Jung, do Observatório Heller & Jung. Apesar disso, o fenômeno registrado na cidade foi chuva congelada. A forte neblina da madrugada foi flagrada por uma câmera do observatório na madrugada. 

Chuva congelada foi registrada por câmeras do Observatório Heller &Jung | abc+



Chuva congelada foi registrada por câmeras do Observatório Heller &Jung

Foto: Observatório Heller &Jung

Como explica Jung, a neblina desta quinta “provocou redução significativa da visibilidade”. Taquara teve “gotículas de água que inclusive foram registradas como precipitação às 4h54”.

A temperatura estava em 10,7°C no horário. Conforme Jung, para neve ser registrada o frio precisaria ser de aproximadamente 0°C. 

Qual é a diferença entre chuva congelada e neve?

Meteorologistas consideram chuva congelada e neve fenômenos diferentes. Neve é uma precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos, formados pelo congelamento do vapor d’água suspenso na atmosfera, em geral em formato hexagonal. Já a chuva congelada, normalmente, antecede a precipitação de neve e se assemelha a um granizo pequeno que cai e salta.

A MetSul Meteorologia afirma que a menor mínima desta quinta ocorreu em São José dos Ausentes, que teve -0,1°C. Além disso, a empresa de meteorologia confirma o registro de geada em diversas cidades, como São Joaquim, em Santa Catarina. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade