SAÚDE
Obsoleto, aparelho para mamografias é desativado no Hospital Universitário
Com a inutilização do aparelho, somente o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) possui mamógrafo
Última atualização: 27/03/2024 14:28
O Hospital Universitário (HU) de Canoas não possui mais aparelho de mamografia. O equipamento danificado foi considerado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) como obsoleto e sem possibilidade de conserto. Com a inutilização do aparelho, somente o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) possui mamógrafo.
"Era um equipamento muito antigo, tinha mais de duas décadas. Não havia mais peças para reparo. O [hospital] Nossa Senhora das Graças supre a demanda, ele possui tecnologia atualizada. Atualmente, não está nos planos a aquisição de um novo aparelho. Todas as pacientes são encaminhadas para a realização do exame no Gracinha", afirma a secretária interina adjunta da Saúde de Canoas, Vanessa Dornelles de Oliveira.
Demanda
Segundo a diretora, mensalmente, são marcados de 600 a 700 exames e realizados em média 550.
"Temos uma alta taxa de mulheres que não comparecem para a realização do exame. Por mês, em média, 100 mulheres não fazem o exame marcado. É um número alto. Depois elas pedem reagendamento, em alguns casos, nem na segunda chance elas comparecem. Por isso, entendemos não haver necessidade de mais um mamógrafo. A demanda das mulheres canoenses e da região metropolitana tem sido atendida", diz.
Em Canoas, o acesso à mamografia é realizado por meio da consulta de saúde da mulher nas unidades básicas de saúde, seguindo um protocolo estabelecido. Durante a consulta, os profissionais de saúde avaliam a necessidade do exame de mamografia conforme os critérios estabelecidos para a faixa etária e histórico de saúde das usuárias.
"A mamografia é solicitada no prontuário eletrônico, a solicitação fica vinculada automaticamente a uma fila de espera no sistema de prontuário eletrônico. Quando são disponibilizadas vagas para marcação do exame, cada unidade de saúde marca os exames solicitados naquela unidade, respeitando a ordem da fila de espera e comunica as usuárias sobre a marcação destes exames", explica Vanessa.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o tempo médio de espera para a realização do exame é de até 30 dias corridos.