As obras de asfaltamento na RS-373, em Santa Maria do Herval, devem estar concluídas até o final deste ano, segundo previsão e planejamento do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem – DAER.
Até o momento, seis dos 10 quilômetros previstos, ou seja, 60%, já estão pavimentados, com o trânsito liberado entre os km 6,5 e 12,5. Atualmente, o asfalto está sendo executado entre os km 2,5 e 6, com liberação ao trânsito prevista para a segunda quinzena de abril. “Se as condições climáticas forem favoráveis ao andamento dos serviços, terminaremos até o fim do ano. O investimento total é de R$ 63 milhões, incluindo o restauro do trecho antigo, que envolve cerca de sete quilômetros”, informa o DAER.
O caminho, acessado a partir de Morro Reuter, deverá encurtar a distância entre a capital e Gramado, e vice-versa, em cerca de 30 quilômetros, além de ser uma opção de rota alternativa ao pedágio da RS-235 no caminho de quem vai por Nova Petrópolis.
Bom para quem vai, melhor para quem fica
A melhoria que será vista pelos viajantes, já é notada principalmente pelo próprios moradores. Para Suellen Stefani Morschel, 29 anos, que mora onde as obras iniciaram, isto é, no km 12,5, o asfalto tem melhorado muito a qualidade de vida das pessoas. Isso porque, antes, a poeira da estrada de chão era tanta que não era possível deixar a casa aberta. Quando chovia, o problema era o barro, além dos buracos que se formavam. “Agora está muito bom, podemos deixar a casa aberta porque não vem sujeira e ficou bem melhor para dirigir”, afirma.
Além disso, mesmo que o asfaltamento da RS-373 não esteja concluído, é visível o aumento do fluxo de veículos. “O movimento cresceu bastante, muita gente que está indo em direção a Gramado passa por aqui porque encurta bastante a distância”, acrescenta.
Para a prefeita Mara Stoffel, quando a obra foi anunciada, a felicidade e a expectativa foram enormes. “Hoje, observamos o quanto a obra está refletindo positivamente em nosso município, principalmente na área do turismo, com vários empreendedores investindo e, assim, mudando o cenário do município”, disse.
O comerciante Anibaldo João Schneider, de 71 anos, que possui um armazém às margens da RS-373 há 27 anos, já na localidade de Serra Grande, Gramado, enxerga um futuro promissor a partir do momento da conclusão das obras. Com um maior movimento, mais clientes podem chegar em seu estabelecimento.
“Essa rota vai encurtar em quase 30 quilômetros o caminho de quem vai a Gramado, então vai atrair muitos turistas. Eles querem passear por um lugar bonito, calmo e com bastante natureza, como é Santa Maria do Herval. E além disso, por aqui não tem pedágio, pelo menos por enquanto”, relata.
Viaduto da RS-115
O viaduto da RS-115, em Gramado, entregue e concluído pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) no final de novembro de 2023, teve a cerimônia de abertura oficial realizada no dia 16 de fevereiro, com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite. “Quando fazemos uma obra de infraestrutura como essa queremos oferecer conforto ao usuário, principalmente quando falamos de uma cidade turística como Gramado. O turista não quer passar perrengue, quer justamente levar boas lembranças”, disse Leite na ocasião.
Contudo, o governador também falou sobre a 373, quando afirmou ter se reunido no início de fevereiro com o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, onde foi revisado o plano de investimentos do governo. “Tenho bastante confiança que entregaremos a parte da pavimentação nova até início do ano que vem, e depois tem a parte da recuperação da pavimentação antiga, uma velha pavimentação que foi feita e precisará ser recuperada”, explicou.
A estrutura do viaduto, localizada no quilômetro 36, no bairro Várzea Grande, fica a cerca de 200 metros da entrada de acesso à RS-373, ou Avenida 1º de Maio, como é chamada a rodovia no trecho urbano, já pavimentado. A obra teve investimento de R$ 4,9 milhões, oriundos dos pagamentos das praças de pedágio da região, que receberam durante 2023 mais de 8 milhões de visitantes.
LEIA TAMBÉM