abc+

NO NOVO ESTEIO

Obras do viaduto inacabado de Esteio poderão ser retomadas em breve; entenda

Obra, que tinha como objetivo conectar as BRs 116 e 448 está parada desde 2014

Publicado em: 16/10/2024 às 07h:59 Última atualização: 16/10/2024 às 07h:59
Publicidade

O viaduto inacabado próximo ao Parque Assis Brasil, em Esteio, e que tinha como objetivo conectar as BRs 116 e 448, pode voltar a ser construído em breve. Nesta semana, a Prefeitura aprovou a proposta da empresa Porto Beton, de Nova Santa Rita, que se candidatou a partir de uma nova licitação, gerada em julho deste ano.

Viaduto está inacabado há dez anos no bairro Novo Esteio



Viaduto está inacabado há dez anos no bairro Novo Esteio

Foto: Amanda Krohn/Especial/Arquivo

A empresa ofereceu finalizar o viaduto ao custo de R$ 8.011,360,07, 14 centavos a menos do que o proposto pela licitação. No entanto, antes que o contrato seja assinado, a empresa precisa ter sua documentação validada pela comissão julgadora. Essa avaliação, conforme o prefeito Leonardo Pascoal, pode acontecer em até dez dias. Já o prazo total de construção, previsto no edital, é de 18 meses.

No entanto, essa seleção não é uma garantia de que as obras do viaduto serão, de fato, retomadas. “A análise dos documentos é realizada apenas da empresa que apresentou a menor proposta. Caso a mesma não atenda as exigências do edital é solicitada a documentação da segunda menor proposta e assim por diante”, explica o prefeito.

LEIA TAMBÉM: Escola que pegou fogo em Esteio inicia retorno às aulas nesta quarta-feira; veja datas

“Para esta nova licitação foram feitas adequações no projeto, com a utilização de algumas estruturas pré-moldadas de concreto disponibilizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para utilização nesta obra. As estruturas estão em bom estado e foram doadas pelo Dnit para utilização nesta obra”, continua.

Obra está parada há mais de dez anos

A obra, parada desde 2014, era de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que não a concluiu por falta de verbas. Em junho de 2022, a prefeitura de Esteio obteve a doação dos projetos do viaduto com o Dnit. Seis meses depois, o Palácio Piratini se uniu ao projeto. A Prefeitura de Esteio e o governo do Estado assinaram, em agosto de 2023, durante a 46ª Expointer, um convênio para terminar a construção do viaduto que liga a Avenida Celina Kroeff, no bairro Novo Esteio (próxima ao Parque Assis Brasil), à BR448.

VIU ESTA?: Criança leva 12 pontos na cabeça após ser atacada por cachorro de vereador de Estância Velha

“Esta é uma obra que terá um grande impacto na região. É uma demanda esperada há muito tempo, cuja solução é resultado da união de esforços entre Estado e Município. Nós trabalhamos muito, ao longo de todo o mandato, para resolver este problema, criado há mais de 10 anos, pelo governo federal”, destaca Leonardo Pascoal.

“Vencemos os entraves, a burocracia, a falta de recursos e agora estamos muito perto de ter a solução definitiva para este importante acesso da cidade”, finaliza.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade